quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Novos lançamentos da Editora Marca de Fantasia

Henrique Magalhães, lança duas ótimas edições para os amantes da teoria sobre os quadrinhos, com os livros de Marcio Salerno e Paulo Ramos. Entrem em contato no novo e-mail do Magal: marcadefantasia@gmail.com

Tiras livres: um novo gênero dos quadrinhos

Há alguns anos, em sua trajetória acadêmica como professor e pesquisador, Paulo Ramos vem se dedicando a investigar os quadrinhos com um olhar perspicaz sobre sua linguagem e transformações. Um de seus temas prediletos é o formato tira, expressão dos quadrinhos que vai muito além de uma circunstância espacial para constituir-se em novos gêneros.
Na apresentação desta obra o autor afirma que há uma mudança significativa nas tiras brasileiras: “Parte delas deixou de lado a herança do humor e passou a tatear outras temáticas. Visualmente, elas começaram a apresentar experimentações gráficas. Era algo novo, diferente, que ganhou força e repercussão a partir de meados da primeira década deste século.”
A esse fenômeno, que tem na obra de Laerte sua força expressiva máxima, Paulo passou a denominar tiras livres. O estudo que ora se apresenta é o aprofundamento de suas pesquisas com esse tipo de quadrinhos, que já havia merecido enfoque em seu livro Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras, de 2011 e em várias pesquisas e comunicações em congressos nacionais e internacionais de Linguística, Literatura e Comunicação.
Com este livro, Paulo Ramos espera ter alcançado seu objetivo, “demonstrar a existência de um novo gênero dos quadrinhos, a tira livre. Um gênero que traz uma marca bem brasileira em seu DNA e que ainda carecia de uma detalhada análise própria.” HM

O cinematográfico, o pós-moderno e o mágico no mundo dos quadrinhos

Este ensaio foi escrito no início da década de 2000 e lançado às nossas próprias expensas. Agora, ele volta à luz, graças ao trabalho do editor Henrique Magalhães, da Marca de Fantasia, que releu o trabalho e se interessou em lançá-lo através de sua editora. A pretensão não é fazer um apanhado geral daquilo que de melhor foi lançado no Brasil por ocasião do boom, mas se debruçar sobre a obra de três roteiristas em particular, cujas obras foram muito importantes para a futura definição daquilo que viria a ser reconhecido no futuro das HQs americanas como "quadrinhos adultos". Um é americano e, além de roteirista, é também desenhista. O outro escocês e o terceiro, britânico.
Frank Miller, o americano, deu o chute inicial com Batman – The dark knight returns. Após fazer uma das melhores estórias do Batman, claro, ele “pisou na bola” e trouxe à luz, A Volta do Cavaleiro das Trevas, uma série em três edições cheia de pretensão, mas pavorosa em sua concepção. Aliás, vergonhosa, mesmo. Não foi à toa que a divisão de quadrinhos da Editora Abril jogou a toalha logo após lançá-la por aqui, em 2002. Antes de Miller inovar e, depois, dar para trás, entretanto, o britânico Alan Moore já quebrara várias barreiras com sua versão para Swamp Thing (O Monstro do Pântano), criação original de Len Wein e Berni Wrightson. Pouco depois, o escocês Grant Morrison pegaria todas estas tendências e lhes daria um toque dadaísta e surreal, com títulos como Doom Patrol (A patrulha do destino) e Animal Man (Homem-Animal).
Todos estes personagens podem soar, e parecer fisicamente, apenas como super-heróis destinados a fazer a alegria das crianças e adolescentes até 15, 16, 17 anos para, logo depois, serem esquecidos. Mas a coisa não era bem por aí.
Nas mãos desse pessoal, Batman, Miracleman, Ronin, o Coringa, Duas Caras, gente que os quadrinistas sempre conheceram muito bem, provaram que eram poços de insegurança muito mais profundos do que supunham os leitores de HQs. Uma insegurança que se faz presente em nenhum outro lugar que não nosso próprio eu interior.
Trecho da apresentação do livro, por Márcio Salerno


Megalon 49

Mais uma edição do excelente fanzine de FC e Horror, editado nos anos 80/90 por Marcello Simão Branco, está disponível em PDF. Ano X, número 49, junho de 1998. Baixe aqui o fanzine: http://www.mediafire.com/download/00nwdroz72y4477/Megalon+49.pdf. Contos: Mulher Virtual (Roberto de Souza Causo), Aí vem o sol (José dos Santos Fernandes), Mar de Janeiro (Adriana Simon). Artigos: Horrorcon IV e Brasilcon III - Missão Cumprida, O Boitatá com olhos de Césio (Lucio Manfredi), Movimento Antropofágico da FCB - E não é que Preciso Dizer Mais? (Ivan Carlos Regina), A Procura de Kadath: A Poesia Perdida (Carlos Orsi Martinho). Seções: Editorial, Diário do Fandom, Publicações Recebidas, FC BR - Adaptação Engenhosa (Jeremias Moranu), Terras Alternativas - Futebol Alternativo (Gerson Lodi-Ribeiro), Correio Cósmico. Ilustrações: Cesar R. T. Silva, Emerson Jr. e José Carlos Neves. Acompanha arquivo bônus que você pode baixar aqui:
http://www.mediafire.com/download/9e4uscn1n14gf5q/Megalon+49+Bonus.pdf



Megalon 48

Está disponível, agora em PDF, mais uma edição do clássico fanzine de FC e Horror, editado nos anos 80/90 por Marcello Simão Branco. Ano X, número 48, Março de 1998. Baixe o zine gratuitamente aqui: http://www.mediafire.com/download/ne9nqx7rsc9jz8d/Megalon+48.pdf. Contos: Terror em Pedra Torta (Miguel Carqueija e Gerson Lodi-Ribeiro), Criatura da Noite (Carlos Orsi Martinho), HQ Homus Poluidus (Edgard Guimarães). Artigos: V Interiorcon (Marcello S. Branco), Cara a Cara com o Bruce (Ataíde Tartari), Prezado Calife, Eu Não Escrevi Nada Disso!! (Alfredo Kepler) e Deus e Religião na FC (Fausto Cunha). Seções: Editorial, Diário do Fandom, Publicações Recebidas,FC BR - Obra Prima (Jeremias Moranu), Terras Alternativas III: Descobrimentos Alternativos, HQ: Histórias curtas, estranhas e reais - Fantoche (Armando Mariotto). Ilustrações: Cesar R. T. Silva, Leão Marcos Ampesan, Mauricio Tavares, José Carlos Neves e Paulo Teodoro. Baixe aqui arquivo bônus que acompanha o zine: http://www.mediafire.com/download/vk610fem1ae00r3/Megalon+48+Bonus.pdf

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quadrante Sul 06 – Lançamento

O Grupo Quadrante Sul lançará sua nova revista, a Quadrante Sul 06, no dia 23 de agosto de 2014, na 4ª Multiverso ComicConRS (http://www.comiconrs.com/), com sessão de autógrafos às 19h30. Esta será a terceira publicação do Grupo desde seu retorno em 2009. Retorno este que já foi agraciado com o Troféu Angelo Agostini em 2012. Nesta nova edição mantiveram-se alguns personagens criados nos anos 1990, e que apareceram nas edições anteriores com Caçador de Marcelo Tomazi, Sérgio Gama e João Paulo Vieira, e Exterminador de Denilson Reis, este um projeto desenvolvido com o Mestre Júlio Shimamoto. Entre as novidade teremos a HQ “Viva a Involução” numa temática de ficção-científica e policial, com roteiro de Alexandre Linck Vargas e arte de Fernando Damásio. Jack Jadson, desenhista brasileiro que atua no mercado norte-americano apresenta uma HQ publicada originalmente na década de 1990 no fanzine Tchê. Outro artista que brilha nos EUA é Daniel HDR. Daniel desenhou a capa da revista e contou com Matias Streb para fezer a pintura. Colaboraram também: Henry Jaepelt, Iwfran Costa, Jerônimo de Souza, Marcel de Souza, Michel Sanches e Thais Campos. Quadrante Sul 06 tem 32 páginas, capa colorida, miolo p&b, impressão em off-set e custa R$ 5,00. Pedidos por e-mail com Denilson Reis (tchedenilson@gmail.com). Maiores informações acesse: http://quadrantesul.blogspot.com 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Juvenatrix 162

Fanzine de Horror e Ficção Científica. Ano 24, nº 162. Agosto de 2014. Gratuito, solicite pdf através do e-mail renatorosatti@yahoo.com.br. Capa: Mauricio Tadeu. Contracapa: HQ Desfiladeiro, de Angelo Jr, extraído do álbum Dimensão do Delírio, publicado pelo Clube de Leitores. Horror e Metal Extremo: álbum Screen Bloody Gore (1987), banda Death (EUA), música Baptized in Blood. Notícias e Publicações Independentes. Obituário: Dick Smith, maquiador do clássico O Exorcista. Contos: O Colecionador (Douglas S. Mesquita), Cronodifusão (Rita Maria Félix da Silva). Cinema Fantástico: O Castelo Assombrado (The Haunted Palace, 1963). HQ: Dimensão do Delírio em: Desfiladeiro, de Angelo Jr.

Velta 8

Mais uma edição da heroína detetive criada por Emir Ribeiro. A edição está disponível no site www.rockquadrinhosscans.blogspot.com.br (aliás, site que recomendo com louvores: muita coisa boa! Atualmente devoro a coleção da revista Bizz, com resenhas impagáveis de lançamentos musicais). A revista, colorida, se propõe a organizar cronologicamente as histórias da personagem. Ladrões e Assassinos foi a primeira HQ produzida e data de Março de 1973, publicada originalmente no jornal de colégio O Comunicador. A versão apresentada foi feita em 2000 e publicada pela editora Escala em 2002 no nº 12 da coleção Graphic Talents. Tentativa de Fuga, de 1978, que saiu na revista 10-Abafo 1 e Assaltos Ensaiados, originalmente produzida em tiras diárias para o jornal A União, em 1976, fecham a edição, que conta ainda com o histórico dessas aventuras nas páginas finais. Contatos com o autor: emir.ribeiro@gmail.com. Site: www.emirribeiro.com.br.



Monstros dos Fanzines Laudo - esgotado

Monstros Laudo teve uma receptividade avassaladora e assim como as edições anteriores da coleção, foi e está sendo um sucesso! Tanto que a primeira leva está esgotada. Por isso, quem se interessar em adquirir a edição peço a gentileza que façam os pedidos para as lojas parceiras da Atomic, listadas abaixo. Em breve teremos uma tiragem extra e avisaremos.
Tutatis HQ (http://www.lojadequadrinhos.com.br/)
Ugra Press (http://ugrapress.webstorelw.com.br/)
Gibistore (http://www.gibistore.com/loja/)
Comix Book Shop (http://www.comix.com.br)


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Novo Quadritos

Os atrasos e a dificuldade de montar a cada três meses (depois quatro) uma nova edição de Quadritos com 100 páginas, me fez repensar o papel da publicação e seu alcance. Dentre as publicações da Atomic o Quadritos é o que vende menos, perdendo de lavada para os álbuns temáticos e a coleção Monstros. Por isso, mudanças se fazem necessárias para evitar o cancelamento da publicação. Inspirado em Edgard Guimarães, criei um sistema de assinaturas para o Novo Quadritos. O zine volta a ter 40 páginas (como no Quadritos 10, mas com capa colorida e miolo pb, formato 15x23, grampo e dobra editorial) e sairá BIMESTRALMENTE, totalizando seis edições anuais. O valor da assinatura anual custará R$ 48,00, com entrega simples incluída no valor. Será também vendido avulso mas o valor ficará em torno de R$ 10,00 por edição. Assim, o zine barateia, se torna mais regular e poderá desenvolver seu conteúdo com mais eficiência e qualidade. Teremos muitas atrações interessantes e participações de grandes autores - junto aos novos talentos - papel natural do Quadritos desde sua criação em 1987. E para começar com chave de ouro esta nova fase, Quadritos 13 sairá encartado no QI 129 (fanzine clássico de Edgard Guimarães) GRATUITAMENTE para os assinantes da publicação. Excepcionalmente com 64 páginas, o grande destaque deste número é o bate-papo com Elmano, quadrinhista com história nos quadrinhos brasileiros e que revolucionou o gênero horror com personagens emblemáticos no final dos anos 70 e início dos 80. Além deste fera, HQs de Mozart Couto, Flávio Calazans, Edgar Franco, Lafaiette Coutinho, Danielle Barros, Guabiras, as seções Repórter HQ, Momento da Press, Taverna Quadritos, Cineclube Quadritos e o giro pelos blogs. Contracapa é do mestre Shimamoto. Quem ainda não assinou o QI entre em contato com Edgard (edgard@ita.br), e aproveite para conhecer e quem sabe assinar o Novo Quadritos. Conto com vocês!

domingo, 10 de agosto de 2014

Catálogo Atomic Agosto 2014

Catálogo atualizado com Monstros dos Fanzines 3, de Laudo Ferreira Jr. Algumas edições estão quase esgotadas: Monstros dos Fanzines 1 (Joacy Jamys) tem 6 exemplares no estoque; Monstros dos Fanzines 2 (Flávio Calazans) tem 5 exemplares no estoque sendo 2 em formato 21x30; Monstros dos Fanzines 3, que acabou de ser lançado, apenas 2 exemplares no formato 15x23; Quadritos 10 (12 unidades), Quadritos 11 (14 unidades) e Quadritos 12 (3 unidades); As demais edições ainda possuem estoque acima de 20 unidades. Vale frisar que me refiro ao estoque disponível direto com a Atomic, abaixo onde encontrar nossas edições:
Tutatis HQ (http://www.lojadequadrinhos.com.br/)
Ugra Press (http://ugrapress.webstorelw.com.br/)
Gibistore (http://www.gibistore.com/loja/)
*Comix Book Shop (http://www.comix.com.br)
*a partir de 15 de Agosto