domingo, 25 de maio de 2014

Juvenatrix 159

Está disponível a nova edição do fanzine de Horror e FC Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Ano 24, nº 159, Maio de 2014. Gratuito em PDF pelo email renatorosatti@yahoo.com.br. Informações no blog infernoticias.blogspot.com.br. 11 páginas, capa de Rafael Tavares, contracapa de Mario Labate. Trilha sonora sugerida para os amantes do metal extremo: música Lucifer Incestus (Belphegor, Áustria) álbum Lucifer Incestus (2003). Esta edição apresenta divulgação de produção independente, contos de Maria Rita Félix da Silva ("A Espada de Murai" e "Janus") além de resenha de Cinema Fantástico com a produção inglesa de 1966 "Alta Voltagem" (The Projected Man").


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Megalon 44

Mais uma edição do lendário fanzine de FC e Horror, editado por Marcello Simão Branco, é disponibilizada em PDF. Ano IX, edição de Maio de 1997, 40 páginas, capa color miolo pb. Nesta edição ficção “Os Canhões de Palmares” de Gerson Lodi-Ribeiro, artigos “Guerra nas Estrelas, 20 Anos Depois” (José Carlos Neves), “III Horrorcon – Sucesso na Raça!” (Marcello S. Branco) e “Prêmio Nova 1996”. Nas Seções, Diário do Fandom, Publicações Recebidas, Entrevista (Carlos Orsi Martinho), Terras Alternativas “Américas Alternativas: Pré Colombianos Alternativos” (Gerson Lodi-Ribeiro), Elo Perdido (“José Sanz, Companheiro de Sonhos”, Gumercindo Rocha Dórea e “Sanz Fiction e os Arenques dos Bálticos”, Rui Guerra) e Correio Cósmico. As capas são de José Carlos Neves. Acompanha um bônus com a programação da III Horrorcon, além de outras curiosidades da época. Baixe aqui http://www.mediafire.com/download/p3kyhtjfhw5r3a0/Megalon+44.pdf e aqui http://www.mediafire.com/download/v9zsx1k3926h9c2/Megalon+44+Bonus.pdf


Chafurdando na merda

Batatasemumbigo.blogspot.com.br, e-mail batatasemumbigo@gmail.com. Fanzine com HQ de Batata. Através de seu mundo ou melhor de sua visão de mundo, o autor compartilha vivências e opiniões através de seus quadrinhos, ora existenciais ora mais críticos (para não dizer aquele palavrão que começa com p... e termina com lítico) ao estado das coisas. Batata segue seu fazer fanzines em uma busca constante, que pode ser no momento uma coisa simples como um maço de cigarros, rango bom, cerveja e uma sinuquinha... vamos acompanhando e nos divertindo com a obra de Batata através de seus fanzines eletrônicos e impressos e o blog, que está sempre atualizado com novos trabalhos.




Frank Dutra 21 e 22

Fanzine em xerox A5, 8 páginas, editado por Frank Dutra. Contato: Av. Senador Lucio Bittencourt 936, Cep 93214-170, Sapucaia do Sul, RS. Editorial do 21: “Este fanzine vem de mais uma das minhas longas paradas, enquanto não recorto  umas tiras e colo numa folha ofício para xerocar ali no Pudim, vou arrancando as folhas de um bloco de desenhos com um sol todo aerografado com umas folhas de bananeira na frente dele e uma etiqueta de preço  do mini mercado Oliveira... acho que daqui ainda saem vários “Frank Dutra’s” seguidos; então se você comprou na saída de um bar, recebeu numa festa, ou se é um contato... lá vai mais um pouco da minha “glamourizante vida na high society sapucaiense”, quadrinhos auto-biográfico, como os do Maurício de Souza faz através de uma molecadinha que é seu alter-ego, ou daquele outro cara do Garfield e o mais bizarro dos casos, o desenhista do Recruta Zero (se já é um saco aturar um sargento berrando quase um ano, imagina isso à praticamente um século! PS: Só para constar, eu adoro os quadrinhos que citei acima!” No 22, Frank nos diz: “A cada novo editorial me surpreendo como ainda tem material para lançar...desenhando e que se dane ok! Só posso agradecer ao Polaco do xerox, valeu e te pagarei na terça-feira, também à todos nas festas ou pelo correio que tirando algum do bolso pra receber em casa, ou relendo após abrir uma gaveta em 2038 num bunker subterrâneo e lendo outra vez! Creia irmão, este é apenas o nº 22!”. E dê-lhe tiras com os personagens de Frank e suas vivências, que vamos acompanhando... e um belo artigo opinativo sobre Mort Walker e seu recruta famoso.

Paxolino - Carmelo Ribeiro

Paxolino dos adoradores de Cristo nas terras da cafraria
Na época em que os navegadores portugueses conquistaram boa parte do mundo, desembarcaram na costa da terra, depois chamada Brasil, e se depararam com um universo para eles incompreensível. Entre esses navegadores estava o capitão Matias Souto Maior, único entre seus iguais, que ao deparar-se com prodígios incomuns, mesmo para aquelas terras selvagens, resolveu seguir adiante, acompanhado por uma tribo de índios brutos, assustados com a aparição de um menino de pele escura, pássaros de luz, monstruosidades gentis e um bêbado, que pareciam oriundos de outros tempos.
Os bugres acreditavam que aqueles homens barbudos e fedidos talvez pudessem salvá-los da calamidade que se abatia sobre a terra e o capitão Matias e os seus marujos acreditavam que estes poderiam guiá-los para o país dos pássaros de luz que excretavam ouro.
Partiram, então, com o fito de por termo ao desconcerto do mundo, mas acabaram por se perderem em um espaço feérico em que todos os tempos e todos os lugares se confundiam para desespero do jesuíta que os acompanhava, o padre Jerônimo Cadena, que a um minuto da loucura passou a acreditar que tudo aquilo, todo aquele mundo em desmazelo não passava de uma armadilha do demônio, o macaco de Deus, a confundir os homens naquelas terras da cafraria.
Porém, nenhum deles estava certo, pois a certeza não tinha lugar naquelas terras e a normalidade havia sido banida do mundo, pois o bizarro era a ração de cada dia naquele estranho universo, cujas leis extravagantes confundiam as mentes e a memória de todos aqueles envolvidos na estranha peregrinação rumo ao inexplicável.

 
Sobre o autor:
Carmelo Ribeiro é professor graduado em História e Mestre em Geografia. Publicou contos nas antologias “Moedas para o Barqueiro”, “Bandeira Negra” e “Espectra”. Contatos: carmelorbf@yahoo.com.br

Velta 4 e 5

Nesta quarta edição da super-heroína Velta (Abril 2014) Emir Ribeiro comenta as decisões de criar uma personagem totalmente fora dos padrões da época em que foi lançada, há 4 décadas, inclusive com propostas sensuais durante uma ditadura militar. E a história desta edição, "Carnaval", explora bem estas características. Na história, Velta assume seu nome de guerra, que na época ainda era com W e também define seu uniforme, na verdade um modelito de Carnaval. E é nesta aventura que surge a vilão Carateca Mascarada. Emir explica, ainda, com ajuda de ilustrações, os procedimentos para se desenhar a Velta. Edição virtual com capa de Paulo Nery, e contracapa com o lápis de Seabra: http://www28.zippyshare.com/v/77795252/file.html

Nesta quinta edição de Velta (Maio 2014) Emir nos traz uma aventura macabra da Velta, quando ela teve sua primeira missão sozinha, sem a ajuda de seu sócio Gilberto Gomes. Velta se envolve com um cientista que, depois dos efeitos colaterais de um experiência científica mal-sucedida, se torna uma aberração mortal e praticamente invencível, já que o monstro resiste às rajadas de energia da loura gigante. Esta história de terror é acompanhada de uma história-guia que nos apresenta o Índio Itabira, criação de Emilson Ribeiro, pai de Emir. Itabira começou a ser publicado em tiras de jornal em 1975. Como toda edição digital da Velta, Emir nos brinda com curiosidades sobre a criação das histórias. Esta revista tem ainda um poster da Velta (é a versão completa da imagem que serve de capa). E a contracapa é de Nestablo Ramos Neto. Enfim, mais uma edição de ouro:
 


sábado, 10 de maio de 2014

Contos do Absurdo 4

Muito boa esta revista eletrônica de horror, mistério e suspense, com quatro edições disponíveis no site www.contosdoabsurdo.com.br. Quadrinhos e contos de grandes nomes da HQB -  como Rodolfo Zalla, Mozart Couto, Júlio Shimamoto e Bira Dantas - novos autores e um nível de qualidade muito bom, a começar pelas belas capas, na galeria abaixo. Na mais recente edição, nº 4 de Julho de 2013, 100 páginas coloridas, capa de Wagner Souza e HQs de Alexandre Winck e Mario Mancuso, Lillian Lis, Lucas Villaça e Thiago Heinrich (O Maquiador), Bira Dantas e Fabio Vardi (Lendas), Berzé (O Hóspede), Jeronimo de Souza e A. Lima (A Prole), Francisco Tupy e Mario Jun (Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará), Carlos Henry (A Senha), Daniel Verdi e Mhick Holderbaum (A Fazenda do Diabo) e Alexandre Winck e Daniel Lucavis (Anjo Industrial - A Origem). Contos de J. B. Alves (Olhos  Negros, Olhos da Noite), Pat Kovacs (Almadiçoados) e  Marcelo Martinez (O Prisioneiro do Fogo). Ainda entrevista com a cineasta Fabiana Servilha. E-mail: submissions@contosdoabsurdo.com.br.

Festival Boca do Inferno

Quem estiver em São Paulo neste fim de semana não pode perder a comemoração dos 13 anos do site bocadoinferno.com.br, o mais completo site Brasileiro sobre Horror, Ficção Científica e Fantasia, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de maio ( a partir das 13h) na Biblioteca Viriato Correa, R. Sena Madureira, 298,Vila Mariana, São Paulo. Confira a programação.
"A Boca do Inferno se abre com a chave da imaginação. Atrás dele existe outra dimensão. Uma dimensão de pesadelos e imagens, de horror psicológico e violência, de medo e desesperança. Um lugar de sombras, seres indizíveis e assombrações perdidas entre vales mortos. Há 13 anos, o Inferno alcançou o nível virtual, estabelecendo-se num espaço viscoso e grotesco. A comemoração relaciona cinema e literatura, com a exibição de curtas, palestras, bate-papo e muito mais!"
Dia 10 de maio

Às 13h – Abertura e Boas Vindas Infernais - Marcelo Milici 
Palestra: Um Breve Relato sobre os Fanzines Brasileiros de Horror, com Renato Rosatti 
O que são fanzines? História e comentários sobre os principais fanzines brasileiros de horror (quadrinhos, literatura, cinema). Curiosidades sobre a produção, distribuição, características gerais e diferenças entre os fanzines impressos em papel e eletrônicos distribuídos em arquivos PDF ou similares. Os fanzines na era da internet (sites, blogs e páginas em redes sociais).

Às 14h – Palestra: Fronteiras do Medo, com Filipe Falcão

Formatado a partir do lançamento do filme Ringu, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma forma de endereçamento fílmica para o Ocidente logo “descoberta” e exportada por Hollywood com refilmagens para um público internacional. Ao analisar o cinema de terror como entretenimento, incluindo sua lógica de produção, é possível perceber muito mais do que apenas diferenças fílmicas entre originais e remakes. Já os aspectos culturais parecem justificar que algumas mudanças, como formatação dos personagens ou utilização do som, são pensadas para atingir diferentes públicos.

Às 15h – Exibição de curtas:
Sexta-feira da Paixão - Ivo Costa 
Gato - Joel Cetano 
Estranha - Joel Caetano 
Encosto - Joel Caetano 
Estrela Radiante - Fabiana Servilha 

Às 16h30 – Palestras: Um Estudo em Terror - A Filmografia Maldita de Sherlock Holmes, com Matheus Ferraz 

Crimes (quase) insolúveis e jogos de dedução transformaram Sherlock Holmes em um ícone das histórias de mistério. Acrescente-se a isso robôs, dragões, teletransporte e até Jack, o Estripador, e você terá alguns dos filmes mais bizarros já feitos sobre o maior detetive do mundo! Venha conhecer um lado não tão elementar assim de Sherlock e Watson!

Às 16h30 – Bate-papo com os diretores de cinema Ivo Costa, Joel Caetano e Fabiana Servilha, mediação de Filipe Falcão

Às 17h30 – Exorcismo Realidade + Ficção na Literatura e cinema

Com Luciano Milici e Renato Siqueira 
Um breve panorama do fenômeno POSSESSÃO e do ritual EXORCISMO em diversas culturas e como são retratados nas principais obras literárias, cinematográficas e televisivas.

Às 18h30 - Palestra: Boca do Inferno – 13 Anos de Horror na Internet
Os colaboradores do site Boca do Inferno contam a trajetória do site, desde a lenda urbana por trás da sua fundação em 10 de maio de 2001, quando era editado em HTML, passando pelos momentos mais importantes de sua história. 

Às 19h – Estreia do longa Diário de um Exorcista

Inspirado em fatos reais, o longa narra a terrível história de Lucas Vidal (Renato Siqueira), um padre nascido no interior, cujo início da adolescência foi marcado por uma terrível tragédia, o suicídio de seu pai. Teria essa horrível morte alguma relação com o sobrenatural? Cercado por manifestações estranhas, a vida do jovem Lucas é milagrosamente direcionada ao sacerdócio. Quando adulto, em uma sinistra tarde de inverno, um antigo professor lhe apresenta a missão que sempre desejou: tornar-se assistente e aprendiz do mais famoso padre exorcista da época, Pedro Biaggio (Ewerton de Castro). O que Lucas jamais imaginaria é que esse convite o colocaria de frente com o maior inimigo de Deus: o próprio Diabo.

Às 20h30 – Mesa Redonda: Diário de um Exorcista, com o diretor Renato Siqueira e elenco 


Às 21h – Encerramento do Dia

Das 15h às 19h30 haverá venda e autógrafo do livro Diário de Um Exorcista, com os autores Luciano Milici e Renato Siqueira
Dia 11 de maio
Dia Espantomania do Boca do Inferno

Às 13h – Exibição dos curtas: 

Tocata e Fuga, de Marcos Otero; 
Malivy – A Lenda de Matilde, de Pedro de Queiroz; 
Lex Talionis dee João Paulo Palitot; 
Luz Escura, de Lucas Procópio; 
Terror Noturno, de Alexandre Lorenzo;
A História de Lia e Vermibus, de Rubens Mello;
Horário Nobre ou Banquete para Urubus, de Dimitri Kozma;

Nightmares in Red, White and Blue: The Evolution of the American Horror Film (96´)
MORE BRAINS! A Return to the Living Dead (120´)

Às 18h30 – Encerramento do Evento
Renato Rosatti: Nascido em São Paulo/SP, edita o fanzine Juvenatrix desde 1991, com mais de 150 edições e 4.000 paginas de publicação, atualmente distribuído em arquivo eletrônico PDF. Co-editor do fanzine impresso “Boca do Inferno”. Colaborador do site “Boca do Inferno” e editor do blog 
“Infernotícias”. Escreve sobre cinema de horror e ficção científica, com mais de 700 textos.

Filipe Falcão: É formado em Jornalismo com especialização em Jornalismo Cultural e Jornalismo Televisivo Internacional e mestrado em Culturas Midiáticas Audiovisuais. Suas pesquisas acadêmicas abordam filmes de terror
 Filipe trabalha como produtor de vídeo no jornal Diario de Pernambuco e como professor universitário de cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual. Ele escreve para o Boca do Inferno desde 2006 e já dirigiu dois documentários em curta-metragem: Resolvendo Problemas (2011) e Vidas Partidas (2014).

Matheus Ferraz: Mineiro de Contagem, Matheus Ferraz aprendeu a ler através de livros de crime
 e mistério. Ganhou uma máquina de datilografia ainda pequeno, e desde então não parou de escrever. Além de ser crítico do Boca do Inferno, é autor do livro "Teorema de Mabel", que deve ganhar uma continuação ainda em 2014.

Ivo Costa: Estudante de cinema
 fez parte do Juri Popular do Cinefantasy em 2011. Além de crítico do Boca do Inferno, atua como diretor e roteirista de curtas-metragens.


Joel Caetano: É cineasta, roteirista e ator de filmes independentes desde 2001. Bacharel em Rádio de TV e pós-Graduado em Comunicação Organizacional. Fundou em 2001 a RZP Filmes com a produtora e atriz Mariana Zani e o diretor de fotografia Danilo Baia. Desde então, vem produzindo diversos filmes, em dua grande maioria do gênero fantástico, com destaque para "Minha Esposa é um Zumbi" (2006), "O assassinato da Mulher Mental" (2008), "GATO" (2009), "ESTRANHA" (2011) e "ENCOSTO" (2013). Seus filmes são exibidos e premiados em diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente tem trabalhado na divulgação de seu mais recente trabalho, o curta "ENCOSTO", que já passou por quase 60 festivais pelos quatro cantos do mundo.

Fabiana Servilha: Estudou direção cinematográfica na Academia Internacional 
de Cinema de São Paulo, dirigiu o curta metragem “Aqueles Olhos” em 16 mm/ horror que ganhou o prêmio Estimulo Estudante no festival Cinefantasy 2010, em seguida dirigiu o “Vontade”/ thriller e o média metragem “Estrela Radiante”/ ficção científica/horror como projeto de TCC

Luciano Milici: É escritor, autor de A página perdida de Camões e Diário de um Exorcista. Co-fundador da Boca do Inferno e participante nos primórdios do site é também profissional de marketing e comércio eletrônico, palestrante e professor universitário.

Renato Siqueira: É cineasta, ator e autor de Diário de um Exorcista. Produtor de 14 filmes, entre eles, 11 curtas, 2 médias e o longa-metragem Diário de um Exorcista, inspirado no livro.


sábado, 3 de maio de 2014

Somnium 108

Publicação do Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC), gestão 2013-2015. Editor: Ricardo Guilherme dos Santos. Capa de Marcelo Biguetti. E-mail: contato@clfc.com.br e site www.clfc.com/somnium, 52 páginas coloridas em formato PDF. De cara nova, com uma diagramação mais leve e equilibrada, Somnium apresenta nesta edição as etapas de criação da ilustração de "As Duas Torres", entrevista com André Vianco e as ficções "O Voo do Ranforrinco", Gerson Lodi-Ribeiro, "As Coisas que Nunca Acontecem", Miguel Carqueija, "O Estigma da Rosa", Georgette Silen e "A Sereia e o Pescador", Clinton Davisson. Resenhas: "Estação de Trânsito", por Ricardo Guilherme dos Santos, "Cidade", por Antonio Borba, "Engenheiros Cósmicos", por Sid Castro e "Depois da Derrocada", por Miguel Carqueija. O zine traz também uma reflexão de Roberto de Souza Causo "A leitura faz o Leitor" e a homenagem de João Vagos à Clifford D. Simak. Tem edições anteriores no site, que podem ser baixadas, deste zine longevo que já teve muitas faces, versões impressas e hoje navega na rede.

QI 126

Perto de completar 21 anos de publicação, o QI é um fanzine indispensável para quem curte de verdade os quadrinhos, especialmente os brasileiros. Editado por Edgard Guimarães, que começou publicando no início do anos 80 o hoje icônico Psiu e ao longo dos anos criou os projetos mais extraordinários já feitos nos fanzines (Psiu Mudo, Deus e Ecologico) este zine em formato A5, 20 páginas, capa 2 cores, miolo pb, segue saindo religiosamente a cada dois meses, tendo o conteúdo teórico sobre quadrinhos como seu ponto forte, o debate no fórum dos leitores, as tradicionais colunas como Mistérios do Colecionismo e a Coluna do WAZ e no final a lista de publicações alternativas, que por sinal está cada vez menor, sintoma que a predominância hoje é de fanzines eletrônicos e blogs na preferência, relegando o impresso a um nicho cada vez menor de fanzines. O QI também traz artigos sobre "O Careca", de Alain Voss, "Gutemberg Monteiro na Warren", "Eduardo Vetillo" e como sempre as capas originalíssimas de Edgard, primeiro no uso de cores (detalhes) a partir da edição passada e o bom e velho Poeta Vital com sua poesia urbana na contracapa... tá ótimo? Claro, mas não para Edgard que ainda presenteia o assinante com mais um especial, desta vez sobre "Os Quadrinhos Europeus no Brasil", a sequência do western "Buster" de José Pires e os últimos fascículos da coleção "Cotidiano Alterado" e "Outros Cotidianos Alterados", enfocando Boob McNutt, de Rube Goldberg (1915). Pedidos para edgard@ita.br.


Juvenatrix 158

Fanzine de Horror e FC. Ano 24, número 158, abril de 2014. Desde janeiro de 1991, com mais de 4000 páginas publicadas, teve uma fase impressa e hoje é distribuido gratuitamente, basta solicitar cópia em PDF ao editor Renato Rosatti (renatorosatti@yahoo.com.br). Nesta edição, capa de Rafael Tavares e contracapa de Mario Labate. Trilha sonora da edição para quem curte o gênero Metal: "Pentagram", Possessed (EUA) álbum "Seven Churches", 1985. Ficção: "Erros Fortemente Arraigados", Fernando Sorrentino (ARG) e "Anqueu e Katelyn", Rita Maria Felix da Silva. Cinema Fantástico: "O Conde Drácula", Renato Rosatti. Comentários de Cinema: Cabana do Inferno (EUA, 2009), Capitão América 2 - O Soldado Invernal (EUA, 2014), Deadgirls (EUA, 2008), Os Demônios da Noite (EUA, 1995), Divergente (EUA, 2014), Ghost Image (EUA, 2007), Inatividade Paranormal 2 (EUA, 2014), A Maldição da Sétima Lua (EUA, 2008), Os Mercenários (EUA, 2010), Morte Negra (ING/ALE 2010), Noé (EUA, 2014) e Sillent Hill: Revelações (FRA/CAN/EUA, 2012). Mais informações e conteúdo em www.infernoticias.blogspot.com.br e www.juvenatrix.blogspot.com.br.

Megalon 43

Nova edição do lendário fanzine de FC e Horror editado por Marcello Simão Branco entre 1988 e 2004 (71 edições) que aos poucos vão sendo disponibilizadas em PDF. Ano IX, número 43, 40 páginas, fevereiro de 1997. Vencedor do Prêmio Nova diversas vezes, traz em seu conteúdo contos, artigos, seções e ilustrações. Entre as ficções desta edição "A Noite do Criador", Jorge Luis Calife, "O Artista da Carne", Fábio Fernandes e "A Maldição de Roger Corman", Miguel Carqueija. Artigos: "Ficamos mais pobres com a ausência de Sagan", Marcello Simão Branco, "Espinha Dorsal de FCB", Cesar R. T. Silva, "A Gênese do Conde Drácula", Dra. Elisabeth Miller e "Entra em cena a FC de Portugal", Gerson Lodi-Ribeiro. Seções: Diário do Fandom, Publicações Recebidas, Entrevista com Ivan Carlos Regina, Terras Alternativas ("Alternativas à Brasileira") Gerson Lodi-Ribeiro, "Elo Perdido... O Inimigo Gaseificado" e Seção de Cartas. As ilustrações são de Roberto Schima (capa), Cesar R. T. Silva, Edgar Franco, José Carlos Neves e Steven Fox (contracapa). O zine traz anúncios das revistas Horror Show e dos livros "Biblioteca Essencial da FC Brasileira" e "Antologia FC&Futebol".
Você pode baixar o arquivo aqui (http://www.mediafire.com/download/3n1ju6ymrn0gdi1/Megalon+43.pdf)
e os arquivos bônus aqui (http://www.mediafire.com/download/w7hxmk18czmo2f7/Megalon+43+Bonus.pdf).

Artlectos e Pós-humanos 8 - Ed. Marca de Fantasia

Este oitavo número de Artlectos e Pós-humanos foi totalmente criado em parcerias inusitadas baseadas em métodos diferentes dos tradicionais conhecidos para a criação de quadrinhos. A proposta ratifica o caráter experimental da revista e minha visão das HQs como forma de expressão artística com possibilidades ilimitadas, uma linguagem em constante gestação. As parcerias incluíram desde seres humanos, passando por um robô e chegando a uma árvore!
A HQ que abre a edição, Gnosce Te Ipsum!, foi uma parceria com o saudoso amigo Elydio dos Santos Neto, a quem este número é dedicado. O processo criativo dessa história envolveu a seleção de onze artes em um banco de imagens que desenho sem finalidade prévia. Elydio, de posse das imagens, organizou-as e escreveu o roteiro poético. O segundo trabalho da edição, (E)ternura, é uma HQ criada em parceria com o robô Moravechio, espécime da série Draw Droids 2.0, desenvolvido por Flávio Gomes de Oliveira. Nesse caso, o robô, que funciona através de sensores de luz, desenhou previamente sobre o papel as páginas e a partir de seus traços eu finalizei a arte e criei o roteiro.
A revista segue com a HQ Seiva, criada a seis mãos. Um processo criativo em brain storming que durou menos de duas horas. Desenhei a primeira página e escrevi o texto sem rascunho prévio, em seguida Jorge Del Bianco fez a segunda página e Gazy Andraus a terceira. Eu fechei a HQ com a arte e texto da página final.
Na sequência temos dois HQforismos – novo subgênero de quadrinhos poético-filosóficos que funde aforismo e quadrinhos –, criados em parceria com Danielle Barros Fortuna, a IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. O método de sua criação envolveu transes e estados alterados induzidos por nós dois através de um ritual de conexão cósmica.
Os três trabalhos seguintes foram criados a partir de uma impactante experiência psiconáutica induzida com a ingestão de cogumelos Psilocybe Cubensis. A primeira HQ, de quatro páginas, sem título, foi criada durante a experiência, em pleno transe psiconáutico. Trata-se de uma parceria com Matheus Moura, responsável pelo roteiro. Ele realizou a viagem comigo, e como eu, é um pesquisador de arte visionária, processos criativos e quadrinhos. Após a HQ de quatro páginas incluo dois HQforismos frutos da mesma experiência. O primeiro criado ainda sob efeito da psilocibina, que assino em parceria com o “Esporo”. Já o segundo foi produzido um mês depois da experiência, mas ainda sob sua influência, resgatando o fato de eu ter conversado com uma árvore e propondo assim uma parceria criativa com ela, criar com o coqueiro do jardim de minha casa, em Goiânia. O HQforismo colorido que fecha a edição foi criado instantaneamente, sem rascunho prévio, durante minha mesa de autógrafos no FIQ/BH 2013 e colorizado posteriormente. Para adquirir esse e os números anteriores da revista visitem: 
Edgar Franco