sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Ciberpajé Recomenda - Monstros Joacy Jamys

Por Edgar Franco,

Fiz uma resenha do álbum de Joacy para o meu Facebook, é uma série chamada "O Ciberpajé Recomenda", em que eu tiro uma foto do zine/CD/revista em minhas mãos e publico com um comentário, que pode ser breve ou mais detalhado.

JOACY JAMYS - Monstros dos Fanzines #1 (Editora Atomicbooks)

Marcos Freitas foi um dos importantes zineiros da região sul do Brasil nos anos 80 e 90, nos conhecemos ainda em finais da década de 80 e acompanhei seus trabalhos no fandom durante esse tempo, sobretudo o lendário zine Quadritos. Chegamos a fazer um trabalho em conjunto, uma curta HQ que - se não me engano - permanece inédita e integra o meu álbum "Duetos Essenciais", projeto ainda sem editora envolvendo minhas parcerias artísticas com alguns dos nomes mais importantes dos zines nas décadas de 80 e 90. Fiquei muito entusiasmado ao saber do retorno de Freitas ao mundo dos zines e dessa vez criando um selo próprio, ATOMICBOOKS, e investindo em edições primorosas no acabamento gráfico. Marcos Freitas enviou-me em um pacote com excelentes publicações o álbum póstumo JOACY JAMYS, volume 1 da coleção "Monstros dos Fanzines". Joacy foi meu amigo durante muitos anos, um grande criador e experimentador dos quadrinhos brasileiros, iniciamos a troca de cartas ainda no início dos anos 90 e acompanhei o desenvolvimento de sua obra, assim como ele acompanhou o meu, sempre trocando dicas, sugestões. Publicamos juntos em inúmeros zines, e até pouco antes de sua trágica morte - aos 35 anos - eu fui um dos últimos entrevistados de seu site na Internet. Jamys chegou a comentar comigo de seu interesse em organizar um álbum em que incluiria grande parte de sua obra, infelizmente não o realizou em vida. Depois de sua morte, algumas pessoas chegaram a me falar sobre a possibilidade de publicarem o álbum, mas com os compromissos pessoais deles a ideia foi esquecida. Lamentei muito, pois a obra desse importante quadrinista, espalhada pelos zines, merecia ser compilada. Meu grande amigo, artista e pesquisador, Gazy Andraus, escreveu então um fundamental artigo acadêmico tratando com a devida importância a obra e trajetória de Joacy Jamys no cenário da HQ Brasileira. Mas faltava a compilação de sua obra, eis que o editor Marcos Freitas abraçou a ideia e se dedicou por meses a recolher o material. O resultado é incrível, mais de 130 páginas da arte de Joacy, desde suas exuberantes HQs de FC, passando por suas brilhantes tiras que foram publicadas em centenas de zines de todo o país e chegando à seus belos experimentalismos de linguagem. O álbum inclui ainda o artigo de Gazy Andraus, entrevista com o artista, e comentários de Joacy sobre algumas das suas HQs. Ao final temos a reprodução de dezenas de capas de demos e zines criadas por ele. Uma edição histórica que faz o importante resgate desse artista seminal! Parabéns à editora ATOMICBOOKS e a todos os envolvidos no projeto por essa importante iniciativa. O Ciberpajé (Edgar Franco) recomenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário