domingo, 29 de dezembro de 2013

Novo artista na área... Pablo Aguiar é Atomic!

Salve Galera! Ano chegando ao finzinho e aos 48m do segundo tempo, a Atomic consegue mais um grande talento para compor o time "radioativo". Trata-se da promessa Pablo Aguiar, que conheci recentemente através do trabalho que desenvolve para a Trensurb (https://www.facebook.com/recortesnometro). Fiz o convite e ele topou desenhar alguns roteiros meus para futuras edições do Quadritos - entre outros projetos - que vou falando no decorrer dos meses. Como irão perceber o cara é sensacional e possui uma estética própria, criando coisas muito bacanas como as fotomontagens e suas belas aquarelas. Bem vindo à família Atomic Pablo! Os leitores agradecem... vejam mais em (http://www.pablito.portfoliobox.me/).



sábado, 28 de dezembro de 2013

Cartas e Mensagens III - Dezembro 2013

Mozart Couto
Juiz de Fora/MG

(...) Sobre as publicações, eu achei muito legal a qualidade, as matérias sobre o Jack Kirby, que era o cara que me fazia olhar com mais cuidado para os quadrinhos de super-heróis (coisa em que nunca fui muito ligado). As mensagens do Hiperespaço são bem interessantes; Aquela ilustra do Luciano Irrthum - ele está com um estilo bem legal que me lembra uns que apareciam nas revistas de vanguarda da França, tipo "L'Eco des Savannes" e outras, nos anos 70/80; todo o espaço que deu ao Fanzineiro Flávio Calazans para que ele se expressasse. E a edição com o trabalho do Joacy também ficou muito boa. A coletânea ficou bem escolhida, mostrando bem as experimentações que ele fazia (...).

Resp: Mozart e Edgar franco lançaram recentemente pela Editora UFG "Biocyberdrama", belíssimo trabalho, apresentado na forma de um álbum luxuoso com 256 páginas e sobrecapa especial, que inclui a saga completa em quadrinhos, além de uma descrição detalhada do universo ficcional da “Aurora Pós-humana”, criado por Edgar Franco e ainda um making of do trabalho, com artes do processo criativo da obra. Teremos novidades dos autores em breve na Atomic!

Cartas e Mensagens II - Dezembro 2013

Daniel Saks 
dcosaks@yahoo.com

Marcos,
Dia 17/10 eu estive em Porto Alegre e fui na Tutatis, sempre que passo numa cidade procuro os lançamentos independentes regionais. Tenho uma regra própria, tudo nacional independente até R$5,00 eu compro. Encontrei naquele dia os Monstros dos Fanzines Joacy Jamys, e os Quadritos's 10 e 11, o #11 o lojista me disse até que você tinha acabado de deixar na loja, não estava ainda nem cadastrado, fui o primeiro a comprar a edição na loja. Os preços de duas edições estavam fora do limite da minha regra, mas pelo tamanho do volume, qualidade do material (olha que só abri os plásticos em Curitiba) e por ter encontrado poucos independentes no dia, levei as três. Além das suas edições só tinha a Quadrante Sul, que havia comprado dois dias antes diretamente do amigo Jerônimo Souza, que conheci na Gibicon, aqui em Curitiba. Eu quero lhe dar meus parabéns, gostei muito, edições nota 10, e mesmo colecionando desde 1985 fui conhecer a obra de autores como o caso do Joacy, com seu fanzine. Terminei de ler a última edição Quarta-feira. Continue com seu bom trabalho. É desnecessário dizer que passou a ser uma compra obrigatória, e por favor me informe dos próximos lançamentos e de outros que perdi que ainda posso comprar. Estou enviando dois Artigos que escrevi sobre quadrinhos e também copio o professor de História e amigo mineiro Lucas Sousa, que está fazendo um trabalho sobre fanedição. Só um detalhe, matérias e HQs perfeitas, a entrevista com o Calazans ficou um pouco cansativa, embora o tamanho não seja problema e não gostaria que fosse editada, apenas ressalte que as opiniões do entrevistado não são as suas ou da edição, pois há momentos em que ele ataca outros profissionais (até um amigo meu), e mesmo que alguma pessoa tenha errado com ele, há uma questão de ponto de vista, além de que todos contribuíram para o mercado de HQs.
Um grande abraço.

Resposta: Obrigado pelos artigos, ambos excelentes, serão aproveitados no Quadritos. Sobre a entrevista, certamente as opiniões do entrevistado se restringem à ele e não a editoria do fanzine. Eu como editor não me sinto no direito de editar alguma parte da entrevista e aqueles que se sentirem atingidos terão amplo espaço para falar, tanto nas páginas do zine como no blog. Abraço (Marcos Freitas)

Cartas e Mensagens - Dezembro 2013



Douglas Yudiro Jomori
douglasyudiro@gmail.com
Niterói, RJ

Boa noite, 

Final de ano é sempre muita correria mas consegui finalizar uma resenha sobre o seu trabalho no Quadritos. Ainda pretendo escrever e divulgar mais sobre os fanzines pois é um trabalho louvável (...)

Um grande abraço!

"Capa e Contra-capa de Quadritos 11
Capa e Contra-capa de Quadritos 11
Falar do Fanzine Quadritos é falar do saudoso tempo dos fanzineiros no Brasil: no final da década de 1980 e começo dos anos 1990 o Brasil viveu um período glorioso da efervescência dos fanzines.
Cópias xerocadas, grampeadas uma a uma, com artigos escritos com máquinas datilográficas e recheadas de quadrinhos independentes circulavam pelo Brasil inteiro, com a ajuda dos Correios.
Muito antes da internet promover o acesso a informação no Brasil e no mundo, era nos fanzines que buscávamos o novo e o inusitado na produção independente brasileira e no mundo.
Enquanto hoje encontramos uma certa dificuldade na imensa variedade de fontes de informação que a internet proporciona, na época áurea dos fanzines cada novidade era absorvida com sede incontida. Ter participado deste momento é motivo de orgulho ainda hoje.
Na história do Quadritos esta publicação foi um dos poucos que se destacaram e se tornaram uma referencia para todos que se iniciavam pelo universo dos fanzines.
Haviam muitos fanzines, e eu mesmo cheguei a editar alguns deles, mas alguns tinham o dom de merecerem ser o centro das atenções e aglutinavam o chamado “movimento”. Outras publicações foram o Psiu, o SingularPlural e a Marca de Fantasia.
Não cheguei a ter uma participação tão ativa naqueles tempos: ainda era um adolescente que não sabia o que queria, mas gostava daquele mundo de trocas de fanzines, de editar seus próprios quadrinhos, de escrever sobre eles e ter uma voz e ser ouvido por alguém. Mas o pouco do que participei me deixou boas lembranças e recentemente resolvi ir atrás de quem me lembrava que editava os fanzines, com a ajuda do onipresente Google.
Assim fazendo uma rápida pesquisa me deparei com o Blog do Quadritos, e que neste ano de 2013 seu criador Marcos de Freitas retomou seu fanzine da época em que editava e vem promovendo assim um revival destes áureos tempos que o fanzines circulou pelo Brasil naqueles tempos.
Quadritos no.10
Quadritos no.10
Quando recebi minha encomendapelo correio foi deja vu: lá estavam os fanzines envelopados com todo cuidado para chegar a mim. Foram quatro edições adquiridas: oQuadritos de no.10 e 11, o especialMonstros dos Fanzines no.1 com Joacy James e o Quadritos Extrano.1 com Vaughn Bodé. Todas as edições impressas em offset e papel couché 90g, muito bem impressas e com qualidade excepcional.
Na edição de no.10 o Quadritosretoma a numeração de onde parou e de certa forma é comemorativa dos 26 anos de história, republicando quadrinhos de artistas consagrados deste período: Flavio Colin, Will e Laudo, Flávio Calazans, Marina Zlander e Jacob Klemencic, Gazy Andraus e Mozart Couto.
São 40 páginas dedicadas ao quadrinho independente brasileiro, pioneiros do século passado! Retoma de certa forma a tradição do fanzine como ponto de partida de revelar artistas e valorizar a história do quadrinho brasileiro.
Quadritos no.11
Quadritos no.11
E a edição de no.11 do Quadritos ressurge como um verdadeiro tomo: 100 páginas reunidas com o melhor de quadrinhos e resenhas sobre diversos assuntos, além da capa colorida por Emir Ribeiro.
Encontramos os seguintes artistas: Bira, Flávio Calazans, Gazy Andraus, Luciano Irthum, Henrique Magalhães, Edgard Guimarães, do próprio Marcos Freitas e Batata, do Emir Ribeiro e de Vaughn Bodé.
Além dos quadrinhos, mais alguns artigos sobre reviews e uma longa entrevista com Calazans que reconta um pouco da história deste momento que os fanzines viveram nos anos 1980 e a reafirmação do quadrinho nacional nos anos 1990 com as publicações independentes daquela época.
O criador do Quadritos Marcos Freitas atua também como um publisher independente: além de sua publicação criou iniciativas para publicar histórias em álbuns fechados, como o Monstros dos Fanzines, que em sua primeira edição reuniu boas histórias de outro artista que fez história nos fanzines o Joacy Jamys.
Para quem quiser conhecer e apoiar esta iniciativa é só entrar em contato pelo Blog doQuadritos ou enviando um email para fanzinequadritos@gmail.com. Em tempo: os exemplares são muito baratos: só para se ter uma idéia o Quadritos no.11 custa somente 10 dilmas, com mais o custo de Correios por 2 dilmas.
Joacy Jamys
Joacy Jamys
Vaugh Bodé
Vaughn Bodé

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atomic Quadrinhos 2014 – O que vem por aí...

Quem acompanha nossas publicações e os posts aqui no blog, deve lembrar de algumas idéias e projetos que levantamos ao longo de 2013. Agora, posso adiantar algumas coisas com mais precisão, já que após um semestre de atuação no fanzinato, posso dizer que a galera vem gostando dos fanzines e principalmente, comprando nossas edições, o que dá força real para continuar com preços competitivos e o espírito underground de sempre. Segue uma análise dos fanzines e como seguirão no ano que vem.

Quadritos: Este é o zine-motivo d’eu estar aqui... o Quadritos vem desde 1987 e mesmo após o tenebroso inverno em que passamos (ambos) ele vai continuar, mas pela complexidade da edição e mesmo material – segue um apelo aos amigos roteiristas e desenhistas que mandem colaborações – a periodicidade deve girar em torno de 4 edições ao ano. Sai uma edição em breve, possivelmente em Fevereiro. Estou conversando com Emir Ribeiro para a continuação da série de Michèlle a Vampira e também deve ter novidades com a presença de Mozart Couto, Edgar Franco, Lafaiete Nascimento e Laudo além da galera que participou da última edição - Calazans com sua nova série, GazyAndraus (que foi capa e entrevista na edição 8 do Qtos!) com o trabalho poético-filosófico e as presenças internacionais de Vaughn Bodé e Caza... tem as seções de sempre e mais novidades como “Momento da Press” e “Unzine”... o entrevistado é o... ah, vamos deixar alguma surpresa certo? Aguarde e fique de olho no blog!

Nomes: Publicação que levei um ano pesquisando e trabalhando e é impossível manter a periodicidade que sonhei no início, apesar das críticas positivas da maioria que leu e curte a obra de Pasolini e cinema arte em geral... estou entre Bergman e Fellini para a próxima edição que ainda não tem data certa para sair. A previsão é que seja semestral em edições de 52 páginas A4.

Quadritos Extra: Sempre que tiver algum material (como as musas de Bodé) publicarei o extra... a próxima edição vou tentar rabiscar alguns roteiros que tenho engavetado por aqui... mas tem outras coisas que podem sair antes, como a HQ do Calazans A Hora da Horta, que estou editando no momento.

Monstros dos Fanzines: Este é o hit da Atomic. A minha idolatria aos fanzines e aos amigos fanzineiros que fizeram a história das publicações alternativas de meados de ‘80 para cá resultou neste projeto que pretende continuar com coletâneas de peso (lançadas sempre em dois formatos)... já tenho praticamente certo um grande nome para anunciar para a edição 3, mas por enquanto vamos manter o mistério... esta edição sairá em março/abril.

Projetos anunciados: As tiras de Jack Kirby e Wallace Wood, Sky Masters, vai atrasar muito, pois são mais de 400 tiras que traduzo e aplico legenda, fora tratamento gráfico e é bem complexo fazer isto sozinho. Não tenho previsão mas deve sair em 2014 o primeiro tomo com 200 tiras em 152 páginas A4, lombada quadrada. Se tiver alguém disposto a colaborar entre em contato. O outro projeto anunciado, o Almanaque Quadritos é totalmente calcado no MSP50 (se a idéia é boa não vejo por que não fazer algo semelhante nos fanzines) ou seja, uma edição com releituras de grandes personagens da nossa HQB por vários autores... ainda não defini o homenageado na primeira edição mas posso adiantar que temos ótimas criações: Velta, Brigada das Selvas, Homem Justo, Fikon, Judoca, Itabira, Raio Negro, Patrulha do Espaço... vamos fazer o seguinte pessoal: me ajudem votando no seu personagem preferido, mande um e-mail para fanzinequadritos@gmail.com dizendo qual personagem brasileiro gostaria de ver nas páginas de Almanaque Quadritos 1. Outro projeto que estou trabalhando, este mais adiantado, é o Quadritos em Série 1, edição com cerca de 40 páginas falando da série Túnel do Tempo. A companha a edição 3DVD’s com os 30 episódios produzidos + legendas e software para ver no computador esta clássica série que inaugura esta publicação, para meados de março... finalizo com mais um apelo para o pessoal colaborar com a Atomic, seja com algum projeto ou mesmo adquirindo uma de nossas edições, divulgando... mandem seus fanzines, escolham o que gostariam de receber em troca, a velha e boa permuta tá sempre de pé!! E os serviços de impressão e acabamento da Atomic Print está esperando o seu fanzine, com preços pra lá de justos e qualidade top de mercado, com impressão em uma Minolta de última geração, vários formatos e papéis e especialmente dando voz ao mercado alternativo com a impressão On Demand, sob medida. Mande seu e-mail solicitando orçamento. Até a próxima pessoal!

Resenhas de Fanzines – Dez/2013

Megalon 35 - Através do site mensagensdohiperespaco.blogspot.com está sendo disponibilizado o clássico fanzine de FC Megalon, editado por Marcello Simão Branco. Esta edição é de Março/Abril de 1995, 34 páginas PB formato ofício. Capa de Roberto Schima. Em “Diário do Fandom” as notícias nacionais e internacionais. Arquivo X despontava na tv aberta (Record), morria Donald Pleasence e George Lucas anunciava a volta de Star Wars. “Publicações Recebidas” fala de, “A Máquina Voadora”, romance de estréia de Bráulio Tavares e também do zine Astaroth1, de Renato Rosatti, entre outros. Entrevista com o escritor Miguel Carqueija, feita originalmente para o zine Hiperespaço de Cesar R. T. Silva, mas cedida ao Megalon por seu tamanho (O Hiper circulava em A5 com 16 a 20 páginas). Contos: David H. Hill, americano, com “Uma gripe dos diabos”, tradução de Fábio Fernandes, nos brinda esta ótima história que remete a um dos clássicos de Ignácio Loyola Brandão “E Não Verás País Nenhum”. Artigo: A FC no panorama cultural brasileiro, por Alysson Ferrari, traça um belo quadro da FC dos primórdios até uma procura por uma FCB. A seguir, a estréia de Marcos Vinícius Gasques com o conto “Diplomacia” mostrando como os conceitos de valor e costumes assume diferentes e inusitadas reações de uma cultura para outra. No 10º capítulo de “Neblina e a Ninja”, de Carqueija, “Batalha em Nova Brasília”. “Causos do Causo”, traz uma “Crônica confessional” em que fala de formação literária e humana. “Paralelas e Alternativas”, de Gerson Lodi Ribeiro, fala das famosas terras alternativas enfocando as incursões mais significativas sobre a cidade eterna “Roma” e sua mitologia, que não é pouca. Fecha as “Cartas dos leitores”, que não estava sendo publicada, segundo o editor, por falta de espaço. Mais uma edição histórica e imperdível.

Megalon 36 – Maio/Junho 16 1995. Capa e diversas ilustrações de José Carlos Neves. Edição que repercute a “Horrorcon”. Contos: “Trem de Consequências”, de Roberto Souza Causo. Entre o horror e a fantasia, um trem cruza as serras de Minas Gerais; “Neblina e a Ninja”, de Miguel Carqueija, mostra neste 11ºcapítulo o mergulho do país em uma série crise política, rescaldo da batalha vista anteriormente. Artigos: Como foi a “Horrorcon” (Marcello Simão Branco) “As Aventuras de Dick Peters” (Braulio Tavares) e “A FC: uma outra visão” (Cesar R. T. Silva). Seções: “Diário do Fandom”, Nacional e Internacional; “Publicações Recebidas”; “Causos do Causo” (Aprendendo a Viver); “Entrevista” com Gerson Lodi Ribeiro e uma das mais interessantes colunas do zine “Paralelas & Alternativas”, desta vez enfocando o que autores realizaram de mais significativo no tema “2ª Guerra Mundial”. O zine fecha com cartas dos leitores. Clássico que não li na época e que só tenho uma palavra para defini-lo: SENSACIONAL!

Juvenatrix 153 – Edição de Novembro 2013. Fanzine digital de Horror e FC editado por Renato Rosatti. Ano 23, distribuição gratuita no e-mail renatorosatti@yahoo.com.br. Capa de Eric Muller Thurn, 4ª capa Morgan (Marduk). Dica de som para curtir o zine: Música (Elevate) Banda (Skataclysm) álbum (Waiting for theendtocome, Canadá 2013). Divulgação de fanzines (Megalon 34, Boca do Inferno 4, Quadritos 11). Livros: “O Viajante do Tempo e o Enigma da Besta”, de Miguel Carqueija e Ronald Rahal; 4ª edição da revista digital “Contos do Absurdo”e o filme “Dreamwaves”, de Gustavo Von Há com a bela atriz Alessandra Negrini. Nas resenhas de cinema “A Casa de Usher” (1960) de Roger Corman, com Vincent Price, baseado em Edgar A. Poe, coleção Folha “Grandes Livros no Cinema”; “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, de Tim Burton e do recente “Gravidade”, de Alfonso Cuarón. Na parte de contos “De Volta ao Guardião da Eternidade”, por Ronald Rahal, revisitando o Universo “Star Trek”, que ocupa boa parte do zine.

QI 124 – Nov/Dez 2013. Assinatura para o próximo ano (6 edições + especiais) por apenas R$ 25,00. Peça por e-mail ou escreva ao Edgard Guimarães, editor deste zine que é a própria alma do movimento fanzineiro. edgard@ita.br ou Rua Capitão Gomes, 168, Brasópolis MG, CEP 37530-000. Mais uma grande edição deste zine bimestral, trazendo dois encartes: os tradicionais “Cotidianos Alterados” – uma das melhores séries regulares publicadas atualmente em fanzines – com HQs nonsense e textos sobre clássicos dos quadrinhos e a continuação da HQ de western “Busterfrom Texas...” que no finaldos nove fascículos formará um belo álbum. Além da divulgação de dezenas de fanzines em atividade, entre os quais destaco os lançamentos de Luigi Rocco, “Vizunga”, tiras do mestre Flávio Colin e “Zé Candango”, tiras de outra dupla sensacional Zé Geraldo e Canini, ambos a R$ 35,00 + porte em edições de 80 páginas em A4, temos as tradicionais “Mistérios do Colecionismo”, desta feita enfocando a editora chilena “Editorial Lorde Cochrane” e sua aventura por estas paragens. No “Forum dos Leitores” muito e conteúdo e debates interessantes nas cartas e mensagens. Entre tantas coisas interessantes, muito boa as análises do mercado de HQs por Alex Sampaio, além dos amigos Denilson e Calazans, que mencionam este que vos fala e eu agradeço de público. Edgard encerra a sua HQ seriada (que deve sair em álbum completa). WAZ em sua coluna “Mantendo Contato”, fala de Tony Fernandes e os novos lançamentos do Estúdio Pegasus junto a Editora JJ, de José Jaime. No final o arsenal de publicações alternativase o grande “Poeta Vital” na contracapa encerrando com chave de ouro mais um ano de estrada do principal zine em atividade de uma das mais queridas figuras do meio, Edgard Guimarães.








sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Atomic Quadrinhos fechando o ano

Salve galera dos fanzines!
2013 passou e foi um ótimo ano para nossa pequena editora, que conseguiu lançar seis edições a partir de maio, a seguir: Quadritos 10 e 11, Quadritos Extra 1, Nomes 1 e Monstros dos Fanzines 1 e 2, fora o Radioatividade 1. A periodicidade não seguiu um rigor inglês mas também não deixou a desejar, este que é um dos principais problemas dos fanzines. No balanço geral foi muito positivo e reitero aqui que todas estas edições ainda estão disponíveis - algumas com poucos exemplares, caso de Qtos 10 e Monstros 2 A4 - é só pedir no e-mail fanzinequadritos@gmail.com. Todas nossas edições estarão com 20% de desconto do valor de capa e entrega grátis até o último dia do ano. Então aproveite para fazer seu pedido e curtir bons quadrinhos brasileiros e internacionais da Atomic.

Quadritos 10

Fanzine de quadrinhos e afins. 40 páginas A5, PB, papel couché 180g capa e miolo offset 90g colaboradores: Mozart Couto, Flávio Calazans, Laudo, Flávio Colin, Gazy Andraus entre outros. R$ 5,00 + 2,00 entrega simples + 3,00 registrada.

Quadritos 11

Fanzine de quadrinhos e afins. 102 páginas A5, capa color couche 300g, miolo offset 115g. colaboradores: Emir Ribeiro, Flávio Calazans, Bira Dantas, Henrique Magalhães, Edgard Guimarães entre outros. R$ 10,00 + 3,00 entrega simples + 5,00 registrada.

Quadritos Extra 1

Edição dedicada aos quadrinhos de Vaughn Bodé. 2 formatos A4: papel reciclato 90g (revista) e reciclato 170g (posters) 24 páginas PB. R$ 5,00 + 2,00 entrega + 3,00 registrado.

Nomes 1

Fanzine de cinema e HQ. Nesta edição a vida e obra do escritor e diretor Pier Paolo Pasolini 50 páginas A4, PB, papel reciclato 170g capa miolo reciclato 90g. Colaboração de Luciano Irrthum. R$ 10,00 + 3,00 entrega simples + 5,00 registrada.

Monstros dos Fanzines 1

Edição dedicada aos quadrinhos de Joacy Jamys. 136 páginas capa color couche 170g, miolo couche 115g. Colaboração de Gazy Andraus e Henrique Magalhães. R$ 15,00 + 5,00 simples + 7,00 registrada.

Monstros dos Fanzines 2

Edição dedicada aos quadrinhos de Flávio Calazans. 224 páginas capa color couche 300g, miolo offset 90g. Colaboração de Lafaiete Nascimento e Edgard Guimarães. R$ 30,00 + 7,00 simples + 10,00 registrada (A5) ou R$ 60,00 + 10,00 simples + 13,00 registrada.