domingo, 10 de novembro de 2013

Cartas e mensagens

Oi Marcos, beleza? 
Recebi aqui o Quadritos, muito legal mesmo,  ficou um livrão, vc tá mandando ver nas publicações, massa! Estou lendo aos poucos, pois tive de dar uma saída de BH..volto semana que vem .. estou guardando o Quadritos para ler no ônibus na volta, mas o que ví estou achando  bem interessante, bom, é isso aê...me animei a fazer mais um número do Azedo e Amassado...qdo ficar pronto, mando um para vc aê,ok? bom,é isso. 1 abraço e até mais. Luciano Irrthum (l.irrthum@hotmail.com) Belo Horizonte/MG
obrigado pelos comentários e ja vai pensando na tua participação do projeto Monstros... tu é figura indispensável na coleção e tem HQs lendárias que certamente farão um conjunto matador na impressão padrão Atomic...

Caro Marcos
Recebi a edição 11 do Quadritos, muito obrigado. É realmente uma super-edição, com todo o requinte gráfico que você trabalha. Fico orgulhoso de estar presente.
Abraço, Henrique Magalhães (henriquemais@gmail.com) João Pessoa/PB
obrigado, e quando quiser e puder, as portas estão sempre abertas para você... para enriquecer o Qtos... estarei postando esta semana o Monstros/2 Calazans... imprimi em dois formatos, A4 e A5 (estou fazendo uma tiragem especial no formato A3 também, mas para uma promoção no blog) Aguardo teus cometários.

Prezado Marcos,
Cheguei de Porto Alegre e fui direto ler o zinão do mestre Calazans e a edição 11 do Quadritos! O que poderia dizer sem parecer piegas? Não sei... é tudo muito foda, muito maravilhoso. É como voltar nas minhas memórias, é como viver o aroma dos fanzines do século passado aqui dentro deste meu pequeno apartamento e nessa vida corrida, barulhenta e quase sempre sem graça... Estamos vivendo uma enorme sincronicidade zineira por todo o Brasil nesse momento, e poder estar assim, tão perto destas tuas iniciativas, faz eu acreditar ainda mais nisso tudo... (Ah! sem falar no zine do Pasolini que devorei direto, na viagem, dentro do ônibus, no escuro, lendo com aquela luzinha de cima, apenas...). Espero, desejo (quero!) muito que continues com teus zines, iniciativas e todo o resto... E quero acompanhar tudo isso de perto. Por favor, mantenha contato, e vamos deixar as coisas fluirem, as parcerias também... Estamos perto, Rio Grande não é longe de Porto Alegre... Mando uns links de vídeos que fiz, de coisas que tenho vivido pelo Brasil na cena zineira, e também uns vídeos daqui da Fanzinoteca Mutação... Te procurei pelo facebook e não achei, se puder me adiciona... Baita abraço, com uma honesta admiração do que já fizestes e que tens feito pelos zines. Law Tissot (tissot_law@yahoo.com.br) Rio Grande/RS
Law é editor do zine XTRO resenhado aqui no blog, zine este que é distribuído com exclusividade pelo Ugra... em breve teremos novidades na Atomic deste figuraça, responsável pela Fanzinoteca Mutação, em Rio Grande. Quem passar pela cidade não pode deixar de conhecer este acervo riquíssimo disponível para leitura, consulta e cópia. E, claro, de adquirir o singular XTRO!

Oi, caro Marcos, está com adrenalina transbordando com ene projetos em gestação! Na linha Quadritos Clássicos, para mim Kirby/Wally Wood é a grande pegada. Já para Almanaque Quadritos com versões para ícones brazucas, eu não sei quais alcances teriam. Eu vejo José Salles (SM Editora/Júpiter) republicando muito Velta, Raio Negro, mas não sei nada dos resultados. 
Abraço! Julio Shimamoto (jotashima@yahoo.com.br) Rio de Janeiro/RJ
O projeto Sky Masters Kirby / Wood está em produção, na parte de tradução das mais de 200 tiras da primeira parte (saiu um artigo no qtos 11 falando sobre ela) já o material com versões de fanzineiros sobre personagens clássicos, a diferença de meu projeto para a Jupiter2 é que serão versões atualizadas, diferentes versões, algo como feito com os personagens do mauricio de souza no album no projeto MSP50... então vamos ter fanzineiros e quadrinistas criando pequenos contos da Brigada das Selvas, Homem Justo, Patrulha do Espaço, Vizunga, Velta, etc... então vai ser uma abordagem diferente. Obrigado pela ilustração, que será publicada em uma de nossas edições!

Atomic Quadrinhos por aí...

Resenha de Roberto Guedes em http://guedes-manifesto.blogspot.com.br/ em seu Boletim Manifesto: 

13º Boletim Manifesto

Dias atrás, eu recebi um pacote com várias publicações bacanas do selo Atomic Books, editadas por Marcos Freitas. Todas produzidas com enorme capricho gráfico e com uma seleção de material bem interessante, principalmente para quem curte quadrinhos independentes - e se este não for o seu caso, você não sabe o que está perdendo.

A começar com Monstros dos Fanzines 1, dedicado à obra de Joacy Jamys (1971-2006), figura quase lendária da fanedição brasileira, editor do Singularplural, entre outros títulos alternativos. A edição traz em suas 136 páginas, várias HQs, tiras e cartuns de Jamys. A arte da capa é de Félix Reiners.


Quadritos 10 volta após um tempo na geladeira trazendo histórias de vários autores, e uma do saudoso mestre Flavio Colin. O fanzine tem 40 páginas e capa de Mozart Couto. Mas é em Quadritos 11, com suas 100 páginas e lombada quadrada, que Freitas se supera. Emir Ribeiro conta a história "Michèlle, A Vampira" (protagonista da capa), e Bira Dantas faz um convite à reflexão em "Escuro". As outras HQs são de gente importante, como Edgard Guimarães, Henrique Magalhães e Gazy Andraus.

Além disso, esse verdadeiro tijolo quadrinístico contém reportagens e resenhas sobre outras revistas e autores, e apresenta uma extensa entrevista com Flávio Calazans, autor de inúmeros projetos editoriais, como A Guerra dos Golfinhos e o fanzine Barata. 

Freitas também reproduz um clássico do underground americano:Cobalt 60, de Vaughn Bodé. Essa história pós-apocalíptica foi publicada pela primeira vez em 1968, no fanzine Shangri L' Affairs 73, mas alcançou maior visibilidade dois anos depois, ao ser reprisada em Witzend 3, um prozine editado por Wally Wood.


Falando em Bodé, um artista da mesma geração de Robert Crumb, falecido em 1975, com trabalhos publicados no magazine Heavy Metal, ganha pela Atomic Books a coletânea The Bodé Broads, um portfólio de pin-ups de suas famosas figuras femininas exóticas e corpulentas.

A impressão foi feita em papel reciclato (não confundir com reciclado). Também nesse sistema, Freitas lança Nomes 1, série em formato álbum dedicada a vida e obra de grandes gênios do cinema e HQ. Para a estreia, o diretor Pier Paolo Pasolini tem sua carreira analisada.

Para adquirir as publicações da Atomic Books, acesse o blogFanzine Quadritos.

Outra boa pedida é a revista independente Ói! 2, do selo Darcel. Rodrigo Costa e Rodrigo Seixas voltam com tudo, e contam com a colaboração criativa de Arlan Clecio e Edson Lima. HQs variadas e uma capa chocante de Luís Carlos Meira. Contato: Darcel Comics.

Finalmente - e com orgulho - anúncio no Manifesto um novo trabalho do meu amigo Jota Silvestre, jornalista de primeira, especialista em quadrinhos, e cada vez mais versátil na arte da escrita. Novamente Jota ataca de roteirista, no álbum O Fundador, lançamento da Editora Europa.

Trata-se da quadrinização do romance histórico do escritor Aydano Roriz, sobre as aventuras de Tomé de Souza.

Totalmente colorida e com desenhos de JB Fernandes, a publicação pode ser encontrada nas melhores bancas de jornal do país.

E por enquanto é isso!

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.


Em http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/ Cesar R. T. Silva fala sobre Quadritos nº 11: 

Quadritos 11

Extremamente vigorosa está a nova edição do fanzine Quadritos, publicação de quadrinhos e afins editada por Marcos Freitas, veterana dos anos 1980 que retornou há alguns meses e agora apresenta uma seleção de trabalhos inéditos, em 100 páginas muito bem impressas e capas em cores.
Assinam trabalhos os quadrinhistas brasileiros Emir Ribeiro, Bira, Flávio Calazans, Gazy Andraus, Luciano Irrthum, Henrique Magalhães, Edgard Guimarães, Marcos Freitas e Batata, e uma aventura de Cobalt 60, do norte americano Vaughn Bodé, a quem o editor também dedicou a recente edição especial The Bodé Broads. Mas não é só. Quadritos 11apresenta artigos sobre o filme Amarcord, de Fellini, e as tiras de Jack Kirby, um longo batepapo com Flávio Calazans, e a coluna "Taverna Quadritos" com notícias sobre quadrinhos e fanzines, entre os quais reproduções de artigos colhidos em saites e blogues, inclusive do Hiperespaço. A capa traz uma ilustração de Emir Ribeiro.
O exemplar é vendido por R$10,00, mais as despesas de correio, e os pedidos devem ser encaminhados para fanzinequadritos@gmail.com. Recomendadíssimo.

Marcio Sno em http://zinismo.blogspot.com.br/ falou assim de Monstros dos Fanzines nº 1 / Joacy Jamys:

JOACY JAMYS



Joacy Jamys era um cara hiperativo. Sempre estava produzindo alguma coisa: seja na sua banda Estrago, nos seus zinesSociedade dos MutiladosNão Sistema!Grito?, subindo alguma coisa em seu site, organizando o grupo SingularPlural(anteriormente chamado de Grupo de Risco), manifestando-se contra o sistema, ou mesmo fazendo alguma ilustração para alguma banda ou zine. Nas horas vagas até dava aulas de histórias em quadrinhos.

Ele deve ter colaborado para 90% dos zines dos anos de 1990, sempre tinha uma tira ou HQ sua (geralmente a mesma em diversos zines diferentes). Nos meus zines coloquei diversas delas. Nenhuma exclusiva, exceto a lindíssima capa do Aaah!!#5.

Na época em que fez essa capa, ele me mandou a ilustração original, a qual guardei por muito tempo em minhas coisas. Mais de dez anos depois, já conversando com ele via e-mail, comentou que estava montando uma coletânea que possivelmente sairia em formato de livro e estava recolhendo materiais que produziu. Comentei com ele sobre o original e ele gentilmente me pediu e eu prontamente enviei. Dois meses depois, recebo a notícia de que ele foi acometido por um AVC que o levou para o além. Fiquei anos batendo a cabeça para saber do que se fez com esse material, mas até hoje não obtive uma resposta sobre.

Anos mais tarde (mês passado) recebo em minha casa a primeira edição da publicação Monstros do Fanzine, lançado pela editora independente AtomicBooks, que é inteiramente dedicada a Joacy Jamys! E não é uma publicação qualquer: são 136 páginas dedicadas ao artista radicado em São Luis/MA, com tratamento de imagens, papel especial e impressão magnífica.

Capa da primeira edição da série Monstros dos Fanzines dedicada a Joacy Jamys
Ilustração para a banda
The Power of The Bira

A publicação lançada em setembro de 2013 apresenta diversas fases e estilos de Jamys: desde quando ainda estava engatinhando nos rabiscos, passando pelos traços mais sujos, chegando até um estilo mais maduro, o qual lhe rendeu o título de “Moebius brasileiro”. Além das diversas tiras, HQs, capas de demo-tapes e zines, logotipos e charges, ainda tem um artigo de Gazy Andraus, uma entrevista de 2004 e a apresentação de Henrique Magalhães.

O editor Marcos Freitas acertou em cheio em inaugurar essa publicação com um artista tão eclético e polêmico que, além de ser um artista underground ímpar, era uma grande pessoa, conectada com tudo que acontecia ao seu redor e no mundo e sempre disposta a ajudar de alguma forma.

Um importante registro feito de forma bastante profissional (mais que merecido) e que serve para os velhos relembrarem a arte desse artista que não teve o reconhecimento do “grande público” na sua época e para os mais novos se inspirarem num trabalho que não foi agraciado por mesas digitais ou programas de aperfeiçoamento de imagens.






Fanzines - XTRO nº 7.9 e 8

XTRO nº 7.9. Distribuição exclusiva da Ugra Press (ugrapress.webstorelw.com.br) R$ 25,00. Editor: Law Tissot (lawtissot/facebook) Pós apocalípticos e Desintegrados. Formato A3, xerox, capa color, miolo pb, 22 páginas. Fanzine do século passado que voltou a ser editado para nosso deleite. O visual do zine é totalmente mutante, influência sempre presente no trabalho de Law e impressiona. Pós moderno com pitada cyberpunk e linguagem em prosa, recortes e colagens, trabalho que enche os olhos, como na fábula urbana B-19B-103. Em seguida, no editorial nada usual, temos algumas pistas da gestação desta edição. No eixo-fixo do zine, além da participação do editor, Carol Ribeiro nos poemas e Wellington Sacramento nos quadrinhos, além de colaboração de Jeronimo Souza. Nas capas de XTRO revisonadas vemos a beleza deste trabalho autoral, puro sangue, da sempre produtiva Rio Grande... Punks Poéticos Movimentos!!!

XTRO nº 8. R$ 15,00. Abre uma página dupla, com a trilha deste número: Alien Sex Fiend, Anti Cimex, Bauhaus, Psychic TV, Primal Scream, Sex Pistols, Siouxie and the Banshees, The Jesus and Mary Chain e Throbbing Gristtle. Zine de Outubro, edições EXU FIXO, participações de Law, Carol e Sacramento e também Alberto Monteiro (reprodução) Fabiano da Costa, Lupin, Jeronimo Souza, Fran Sphor, Giselle de Andrade, Henry Jaepelt, Manara Melloni, NEY, Odyr, Rafael Viana e Raquel Laurino. O zine-arte por excelência, visual punk cyber com muitas referências a este universo, em forma de quadrinhos, colagens e poesia escrita e visual. Entre tanta coisa legal ótima HQ de Sacramento Mundo Mínimo SA (também um título inspirado) e comentários sobre o filme "Sonhos" (Radioactive Dreams).
Pedidos: ugrapress.webstorelw.com.br.



Fanzines - Juvenatrix nº 152

Ano 23 nº 152, Outubro de 2013. Fanzine digital de Horror e Ficção Científica editado por Renato Rosatti. Pedidos para renatorosatti@terra.com.br, 16 páginas. Capa de Eric Muller Thurm (Night of Living Dead). Trilha sonora da edição: The Last Slaughter, banda Sarcófago, álbum I.N.R.I. (1987). Divulgações sobre as novas reedições do fanzine Megalon, Adorável Noite nº 35, QI nº 123 e Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, a bíblia do gênero pelos feras Marcelo S. Branco e Cesar R. T. Silva. Contos de Miguel Carqueija e Ronald Rahal e na resenha de cinema fantástico o clássico absoluto de Robert Wise "O Túmulo Vazio" que traz a presença de dois atores icônicos atuando juntos, Bóris Karloff e Bela Lugosi, eternos Frankenstein e Drácula.

Fanzineiros do século passado - parte 3

Documentário produzido por Márcio Sno, parte 3. O Fanzine e o rock independente dos anos 90, na sala de aula, como objetivo de pesquisa e divisor de águas (e o seu futuro) pedidos para marciosno@gmail.com. Recebi das mãos do Márcio o terceiro capítulo deste documentário espetacular esmiuçando em depoimentos dos próprios editores, o mundo dos fanzines, focando esta terceira parte nos elementos acima descritos. No total são 82 depoimentos de pessoas ligadas a produção independente, trabalho de quatro anos distribuídos em três episódios, que merecem ser vistos na sequencia. O primeiro trata das dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica, explica o que é zine, as dificuldades de produzir e formar a rede de relacionamentos em épocas que os computadores e internet ainda faziam parte dos sonhos, fechando com um perfil do zineiro da época. No capítulo dois o fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa, sempre com uma trilha sonora com as bandas independentes. Sensacional!

8º Mutação na Feira do Livro - comentários

Um grande evento tendo como cerne as publicações alternativas, no coração da Feira do Livro de Porto Alegre...este, senhoras e senhores, é a alma do  Mutação, soberbamente conduzido pelo Grupo Quadrante Sul. Quando começei a fazer fanzines em 1987, ficava imaginando como seriam os amigos com o qual trocava cartas nos anos 80/90, amigos invisíveis... a carta era o início o meio e o fim para o fanzineiro do seculo passado, sem esta instantaneidade da internet e da informação como conhecemos hoje e suas facilidades. E sábado, 02 de Novembro, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns destes amigos e rever outros que já conhecia, entre eles Marcio Sno, Henry Jaepelt e Law, três caras que tem uma história muito importante e contribuição significativa para o fanzine brasileiro. Marcio simplesmente fez o registro definitivo com seu documentário Fanzineiros do Século Passado; Henry é figura conhecida e participou de todos os principais zines editados dos '80 pra cá, com seu traço impactante; Law criou o Mutação e XTRO, entre outros e criou a Fanzinoteca Mutação em Rio Grande, espaço oficial para os fanzines, além de obra singular que volta com força no novo XTRO (resenha em seguida). Cheguei de manhã para deixar as edições da Atomic para a Feira de Fanzines, que perduraria o dia todo, mas só pude voltar em definitivo à tarde, a tempo de acompanhar o debate sobre Marvel/DC com o Grupo HQG; quem cresceu lendo Capitão América, Heróis da TV e depois Superaventuras Marvel, da Abril, foi muito bom reviver esta época e curiosidades, com muita competência pelo pessoal e ótima mediação. Após, Mesa redonda “Quadrinhos na Educação”, com Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues e Law Tissot, com mediação de Denilson Reis. Neste momento conheci o Law e deixei contribuições da Atomic para a fanzinoteca, entre eles a nova edição de Monstros dos Fanzines/Calazans. Em seguida debate com Marko Adjaric, Goida e Gilmar Fraga. Não poderia perder a oportunidade de deixar um exemplar de Monstros para o mestre Goida e dois dias depois ele me ligou empolgadíssimo com o trabalho de Calazans, que ele não conhecia, e teceu elogios como a brasilidade, humor, erotismo e o caldeirão de referências presentes no trabalho do Flávio, o qual me deixa com aquela satisfação de editor que acertou o alvo. Fechando o debate mais esperado por mim, Fanzineiros do Século Passado com Márcio Sno, Law Tissot, Henry Jaepelt e este que vos fala, entrando aos 90 do segundo tempo, a convite do Jerônimo Souza, o qual agradeço. Foi uma ótima conversa destes guerreiros dos fanzines, todos com as devidas credenciais do século passado (cabelos grisalhos ou a falta de, com excessão de Sno que é mais novo, dos anos 90) conduzidos por Jerônimo... muitas lembranças, risadas e descontração, lembrança de zines que marcaram época, como Historieta, Fanzim, Grupo Juvenil, Marca de Fantasia, Arte-Final, Quadrix, Quadrinhos Magazines, Imaginação, Mutação, Arghh, Ahhh!, Legenda, Acunha, Psiu, Trópico, Tchê, Quadrante Sul, Antimatéria, Many Comics, Politiqua, Sem Essa, Phanzyne, Loucotipo, Barata, Sinos, etc. etc. etc. Conversas, fotos, depoimentos... memória para os fanzines, amigos, força na bateria para os novos projetos, legado do Mutação 8 que deve ser creditado ao excelente trabalho do Grupo Quadrante Sul e todos os que participaram deste encontro de publicações alternativas. E que continue no ano que vem!!! Fotos em breve.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lançamento - Monstros dos Fanzines nº 2 Flávio Calazans

Edição dedicado aos quadrinhos de Flávio Calazans, fundador do fanzine Barata e criador de obras como Guerra das Idéias, Guerra dos Golfinhos além de personagens clássicos como Poeta do Paradoxos, Tyli-Tyli, Tatuí, entre outros... edição com 226 páginas e impressão em dois formatos. Dezenas de HQs, tiras, ilustrações e também biografia e entrevista. Colaborações de Edgard Guimarães e Lafaiete Nascimento. Capa couche fosco 300g, miolo offset 90g, lombada quadrada. Formato A4 R$ 60,00 e A5 R$ 30,00 (mais R$ 10,00 despesas postais). Pedidos para:

MARCOS DE FREITAS DA SILVA
BRADESCO
AGENCIA 3140 - 2
CC 9460 - 9
CPF: 595802401/91