sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Atrasos - Monstros/Joacy

Por problemas na gráfica (de prazo) o fanzine Montros vai sofrer um ligeiro atraso, e deve estar chegando aos leitores entre 05 e 10 de Setembro. Peço desculpas ao pessoal que já reservou o zine e para compensar o ocorrido, vou presentear quem fez a compra com um zine novo que estou finalizando, surpresa por enquanto...

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Resenha - Boca do Inferno 2 e 3

Edições de Fev/Maio 13, respectivamente. 4 páginas A5 xerox, editores: Marcelo Milici e Renato Rosatti. Os editores deste fanzine mantém há 12 anos o excelente site dedicado ao horror (www.bocadoinferno.com) e o blog (infernoticias.blogspot.com.br). Esta versão impressa, apesar de pequena, possui conteúdo redacional de primeira linha... O nº 2 é um especial sobre Os Mortos Vivos, com resenhas de três filmes do gênero: A Noite dos Mortos-Vivos (1968), clássico de George Romero; o remake de A Noite dos Mortos Vivos (1990) produção sincera com boa parte da equipe original, dirigida por Tom Savini; e o discutível A Noite dos Mortos Vivos - Re-animação (2012) que traz no elenco figuras como Jeffrey Combs (Re-animator) e Andrew Divoff (Mestre dos Desejos) mas na direção o péssimo Jeff Broadstreet, e isso faz toda a diferença no quesito criatividade e originalidade. A edição nº 3 vem com resenhas de filmes do diretor Lucio Fulci (Gato Preto e Pavor na Cidade dos Zumbis) e do Estúdio inglês Hammer (O sangue de Drácula e A Condessa Drácula). O legal dos textos de Marcelo e Renato é o profundo conhecimento do tema, que faz com que tenhamos resenhas pra lá de informativas e recheada de pérolas curiosas sobre as produções. Vale a pena conhecer: renatososatti@yahoo.com.br

Pacotaço de inverno, cortesia de Flávio Calazans

Meu grande amigo Calazans, um dos primeiros colaboradores de Quadritos (nº2 tiras de Tatuí) que volta em grande estilo na edição nº 11 (confiram também uma mega entrevista nesta mesma edição) me enviou gentilmente um envelope contendo coisas muito preciosas para um fanático por quadrinhos e fanzines como eu... vamos à elas:
Guerra das Idéias (Ed. Marca de Fantasia) – Esta HQ, um dos primeiros trabalhos que li de Flávio, já teve várias edições, a primeira pelo Quadrix de WAZ e recentemente em edições da Marca de Fantasia – esta que recebo é a 5ª! Trata-se de um trabalho formado por várias mini HQ’s de duas páginas que formam no conjunto um mosaico impressionante da história da civilização. Os textos e pesquisa histórica, mostrando embates cruciais ao longo das eras, é cultuada entre os fanzineiros e orgulho da nação xerox!
A Guerra dos Golfinhos (Ed. Marca de Fantasia) - Aqui Calazans não cria apenas uma HQ mas um universo inteiro, complexo, repleto de referências e levando seu vasto conhecimento à seu mundo ficcional. A história, de 56 páginas, é bem fluida e você voa (ou mergulha) nos dramas e caracterizações dos personagens, construção das páginas, arquitetura, etc... Um trabalho genial, que nos prende do início ao fim, com desenhos que mostram o melhor de Calazans.
As HQ’s no Brasil, Teoria e Prática – Vol. 7 da Coleção GT’s da Intercom  (Ed. Unoesp/Proex) – Um desfile de belos artigos sobre o universo das HQ’s e publicações alternativas (ou fanzines). Antonio Luiz Cagnin faz uma lúcida abordagem, apontando em seu artigo diversas contradições  e fatos sobre Yellow Kid e sua primazia em ser a primeira HQ de todos os tempos. Esta mania imbecil e prepotente dos americanos e suas listas (esquecendo, por exemplo,  Nho Quim de Angelo Agostini) é realmente repugnante; Key Imaguire Jr fala sobre os 15 anos da Gibiteca de Curitiba; Depoimentos de Júlio Shimamoto e Flávio Colin, dois dos maiores mestres dos quadrinhos brasileiros (e quiçá do mundo); Edgar Silveira Franco aborda a produção de HQ’s em fanzines e seus expoentes; Em “A Questão da produção, divulgação e distribuição, Edgard Guimarães fala com propriedade sobre o assunto e exemplifica com a experiência de seu fanzine IQI (depois QI); Gazy Andraus comenta a revista Tyli Tyli da Marca de Fantasia, espaço dos quadrinhos poético e filosóficos que infelizmente não foi prosseguida; Ivan Carlo em artigo deveras interessante, discute aspectos sobre a ciência e a razão nos quadrinhos; Em HQ e transferência de tecnologia, Maria Cláudia Nogueira fala sobre sua experiência sobre extensionismo rural através das HQ’s; Marcio Okida analisa a atualidade da charge e caricatura e conceitua com obras de grandes mestres da pintura e ilustração (como Van Gogh); finalmente, Calazans aborda a Midiologia nas HQ’s e cyberespaço.  Um livro de excelentes teorias sobre quadrinhos e fanzines, escrito por autores que vivenciaram a cultura underground e alternativa e por isso, fundamental.
Ecologia e Biomidiologia, de Calazans (Ed. Plêiade) 2002. Este termo cunhado pelo autor, pode ser definido como um ramo de pesquisa derivado da midiologia, tendo como objeto de estudo, as relações entre os signos veiculados pela mídia de maneira geral, tanto pela videosfera (televisão, internet) quanto pela grafosfera (jornais, revistas) afetando direta ou indiretamente formas de vida biológica, em sua fisiologia ou comportamento. O desenho animado Pókemon causou epilepsia e internou  em hospitais centenas de telespectadores inocentes? Plantações imitando pinturas abstratas geométricas de Mondrian são filmadas por satélites e vendidas em vídeo? O Ecoturismo divulgado na televisão é prejudicial ou não às reservas ecológicas? O que você acha? Estas e outras questões interessantes são tratadas nesta obra com maestria pelo Flávio, especialista no assunto.
Memorial Calazans (Ed. Plêiade) 2004. Uma coletânea de frases, citações, poesias, deveras interessante acerca da grande figura que é o autor, bem como poemas e frases de grandes personalidades de todos os tempos... uma obra de leitura agradável, engrandecedora do espírito, animadora, um belo apanhado da
cultura humana pescado entre os melhores.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Quadritos 11 vai tomando forma...

Como disse anteriormente, aos poucos vou falando da nova edição do Quadritos, nº11, que vai sair com um pouquinho de atraso, mas mais do que justificado, já que Monstros / Joacy Jamys teve uma antecipação de data - estava programado para meados de Outubro e sai agora final de Agosto. Terminada esta mega edição de 136 páginas, encaminhada para impressão (que me lembro, loucura parecida só foi cometida por Marco Muller e seu Mutação nº7) concentração total no Qtos... eis que Emir me envia a capa da maravilhosa Michèlle... me desculpem os amantes de Velta, mas a vampira é demais galera... é uma das minhas preferidas da galeria do autor e quando conversei com ele sobre participar do Qtos logo sugeri a volta da personagem que havia curtido muito na saudosa Press Editorial. Aliás, as aventuras completas desta época estão reunidas numa bela edição do WAZ que você pode comprar na Comix http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=19028. A saga que você começa a curtir no zine é a continuação das aventuras da vampira, ou seja, material completamente inédito e imperdível! A contracapa, ainda provisória, é um belo desenho de Vaughn Bodé, grande artista e pouco conhecido no Brasil, que o Quadritos começa a mostrar em suas páginas (mais coisa do cara vem aí!)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Resenha QI 122 um fanzine essencial

Edgard Guimarães, editor deste fanzine sensacional, que conseguiu passar das 100 edições, já nos surpreendeu muitas vezes... primeiro, em 1982, lançando o Psiu, uma verdadeira enciclopédia de HQ que conseguiu em três edições totalmente aperiódicas marcar sua  presença de forma definitiva no mundo dos fanzines, com seu projeto editorial arrojado e repleto de densas análises e teorias sobre HQ, além de cartuns, quadrinhos, ilustrações, cartas dos leitores, etc. Depois foram as edições especiais de Psiu: Mudo, Deus e Ecologico... o primeiro a reunião de dezenas de trabalhos silenciosos dos mais expressivos fanzineiros, além de autores consagrados que já publicavam profissionalmente (o que tinha para os quadrinhos nacionais na época, galera, eram os magazines de terror da D'Arte, de Zalla, e a Press Editorial do Franco - esta última abarcava uma quantidade maior de colaboradores, até porque o leque de suas publicações eram maior) depois as sacra-HQ's de Deus (participei deste especial com uma HQ roteirizada pelo Flávio Calazans) também numa mega edição de muitas e muitas páginas e por fim, o especial Ecológico, com pranchas gigantes com histórias de uma página com o tema... estas edições marcaram e muito e quando esperávamos a próxima loucura do Edgard ele nos traz IQI (depois QI) zine que se tornou essencial pela sua proposta extremamente bem planejada de divulgação de fanzines que após um período de amadurecimento se tornou também um zine de conteúdo. Esta edição 122 está muito boa, começando por um artigo de Edgard sobre os Mistérios do Colecionismo; em Heróis Brasileiros a análise e curiosidades sobre a série em tiras Vizunga, do saudoso Flávio Colin; Lincoln Nery em seu artigo Um Novo Universo, propõe e acredita na viabilidade da criação de um universo com os heróis nacionais... será?; José Salles fala de seu novo Fanzine Supergibi que vai publicar HQs antigas da década de 40, especialmente o lado B destes comics, ou seja, personagens mais obscuros e pouco vistos como Black Terror e Dinamic Boy (vou falar mais deste zine em outra postagem); Fantasma Negro, de Tony Fernandes, também ganha artigo de Edgard, quer faz um recall deste personagem pouco conhecido; Forum dos leitores é o espaço de debates e onde os leitores, com suas cartas, nos proporcionam pequenos artigos...destaco a de Alex Sampaio, por sua lucidez e considerações acerca da viabilidade de um fanzine; na Coluna do WAZ o Catálogo Erotic Center, de Colonnese; em Memória do Fanzine, Flávio Calazans; Edições Independentes traz catálogo de dezenas de publicações alternativas, divididas pelo seu conteúdo; continua a publicação de HQ seriada de Edgard, que certamente vai virar álbum depois; e por fim, a cereja do bolo: Cotidiano Alterado e Outros Cotidianos Alterados... pequeno encarte com uma força criativa impressionante, com pequenas pílulas de história dos quadrinhos e arte... se tem um zine que você não pode perder é este. E a assinatura custa apenas R$ 20,00 ou seja, muito barato! edgard@ita.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Publicações Atomic a todo vapor!

O Fanzine Nomes/Pasolini foi postado nesta segunda à todos os que solicitaram exemplar (seja compra, permuta ou divulgação). Monstros/JJ foi fechado com o texto enviado por Henrique Magalhães e vai para a gráfica início da próxima semana, chegando aos leitores no máximo semana que vem. Atenção fãs de Joacy Jamys e aficcionados por quadrinhos em geral: a edição tá duca em suas 136 páginas .. não percam! Quadritos 11 começa a chegar na sua edição final, sendo o próximo lançamento da Atomic. Capa offset color e 80 páginas, além de atrações já divulgadas, como a volta de Michèlle a Vampira, de Emir Ribeiro, em aventuras inéditas e participações muito especiais (surpresas, surpresas...)  também uma longa entrevista com Flávio Calazans, figura conhecida e brilhante dos fanzines, colaborador de minhas edições desde Quadritos 2, quando foram publicadas algumas tiras de seu personagem Tatuí... mais novidades sobre esta edição nas próximas semanas... Lembrando que todas nossas publicações estão disponíveis impressas e em PDF. Quadritos 10 (40 pgs, A5) custa R$ 7,00, com postagem inclusa e PDF R$ 2,00; Nomes 1 (52 páginas A4) custa R$ 12,00, com postagem inclusa e PDF R$ 4,00; Monstros dos Fanzines 1 (136 pgs capa offset color miolo PB A5) custará R$ 18,00, com postagem inclusa e PDF  R$ 6,00. Agradeço à todos a divulgação.

Resenha Graphic Father Zine IV

Recebi com satisfação, uma edição muito especial enviada por Valdir Ramos, editor do aclamado Father Zine (dedicado a Jimi Hendrix). Trata-se de Graphic Father Zine IV, tentáculo da publicação com ênfase nos quadrinhos, tiras e cartum. Há coisas muito legais publicadas na grande imprensa e também trabalhos feitos especialmente para o zine, como a adaptação da clássica Castles Made of Sand, com desenhos de Henry Jaepelt, Marco Antonio Monteiro e Sidney de Carvalho. Outra curiosidade é uma quadrinização de Al Capone, de Raul Seixas (originalmente lançada junto com o disco Krig Ha Bandolo, 1973) feita pelo quadrinista Drago - jamais nem ouvira falar dela. O zine é muito bem cuidado, com informações importantes sobre o conteúdo e o toque personalíssimo dos editores, Valdir e Luiza Ramos. Pedidos desta e outras edições no email: fatherzine@ig.com.br e fatherzine@zipmail.com.

Lançamentos Extensões e Minizine do dia Oficial do Fanzine

Recebi e agradeço ao Gazy Andraus o envio de seus novos fanzines; descrevo abaixo as impressões sobre os mesmos. O Minizine Ficção traz na sua proposta uma campanha pertinente e que apoiamos, a criação do Dia Nacional do Fanzine, sendo o 12 de Outubro a data apropriada, vide o trabalho do precursor Edson Rontani e seu admirável Ficção. Uma justa homenagem, premissa também de valorização da HQ nacional. Extensões é um exemplo de quadrinho poético filosófico, do qual Gazy é um dos expoentes; a HQ foge dos padrões convencionais e as interpretações podem ser variadas... ou apenas duas?!Você decide o caminho... intrigado? basta ler e tirar suas conclusões, solicitando a sua cópia através de: gazyandraus@gmail.com

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lançamento Juvenatrix 150

Acabei de ler a mais recente edição do fanzine eletrônico editado por Renato Rossati, com muitas coisas legais para os fãs de ficção fantástica e horror. Nesta edição, capa de Mario Labate e contracapa de José Carlos Neves, Notícias e divulgações (boas dicas) e a continuação da publicação em capítulos do livro Fear Street - Obsessão, de Michael Kiss. A melhor parte deste zine fica por conta das resenhas de filmes atuais e antigos: nesta edição, entre outras, o destaque sem dúvida é para o texto sobre o filme Black Sabbath, as Três Máscaras do Horror, de Mario Bava e com participação de Boris Karloff... aliás já vou procurar na internet e ver se consigo assistir esta preciosidade. O zine de Renato continua firme e é leitura essencial que você pode conseguir escrevendo diretamente ao editor e solicitando um exemplar em PDF. renatorosatti@yahoo.com.br

Lançamento Anormal Zine 11

Mais uma surpreendente edição, imperdível, está disponível aos fanzineiros e público em geral. Depois da edição Anormal Zine Ultra Deluxe Maximum Premium Anthology, Wagner Teixeira nos brinda este exótico zine, de duas páginas, quer dizer, duas camisas... não, não estou ficando louco, o Anormal não é impresso no papel, caro leitor!.. O primeiro zine em formato de camisa (e agora, duas) tem tudo o que um zine precisa: Hq’s, textos, montagens, etc... então, não perca a oportunidade de vestir a camisa dos Fanzines, antes que esgote!!! Já pedi o meu e recomendo (em breve post do zine no peito!!http://partesforadotodo.blogspot.com.br
). Pedidos:

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lançamento Somnium 106 - CLFC

Saiu a primeira edição (virtual) do ano da revista do Clube de Leitores de Ficção Científica, editada por Daniel Borba. Nesta edição, participação de três autores: Marcello Bicalho (Pelo Bem do Povo) um conto fantástico misturando ficção e folclore brasileiro, um universo muito bem desenvolvido e trabalhado, já publicado anteriormente no livro Caminhos do Fantástico (Ed. Terracota); A Especiaria Proibida, de Roberto Belli, que tem a politica e as relações diplomáticas como pano de fundo - conto que faz parte de seu livro de estréia, O Farol do Espaço Profundo; e finalmente Sedução, de Ricardo Guilherme dos Santos, texto de ficção poética extraído de seu livro Fragmentos. Como bem diz o editor no editorial da publicação, são autores novos no fandom, mas todos talentosos e fazendo literatura de qualidade, que merece ser apreciada. Na parte de resenhas, comentários sobre os livros Kaori e o Samurai sem Braço (Giulia Moon), Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes (A. Z. Cordenonsi) e  Filhos do Fim do Mundo (Fábio Barreto). Fechando a edição, uma homenagem a duas pessoas que partiram recentemente, Maria Helena Bandeira e Saint Clair Stockler, ligadas ao CLFC. Você pode baixar o pdf no site http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/ do grande Cesar R. T. Silva, que disponibilizou também uma nova edição do clássico Megalon nº28, imperdível!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lançamento Tchê nº 40

Comemorando 25 anos, e mantendo a proposta de apresentar quadrinhos independentes e um panorama do mercado de quadrinhos no Brasil através de artigos, resenhas e divulgação de publicações, foi lançado recentemente o fanzine Tchê 40. Neste número os mestres Júlio Shimamoto e Elmano Silva apresentam suas magníficas artes pintadas na capa e contra-capa, respectivamente. As HQs ficam por conta de Júlio Shimamoto, Marcel de Souza, Henry Jaepelt, Ronilson Leal, Praxedes & Bira Dantas e Jader Correa. Ilustrações de Rogério de Souza, Paulo Fernando, Delima Jr, Jeferson Adriano, Marcos Fabiano, Alex Doeppre , Marcelo Dolabella e Júlio Shimamoto.E mais: entrevista com o mestre Júlio Shimamoto, artigos e resenhas de Denilson Reis, além das cartas dos leitores. Tudo isso em 40 páginas, capa e miolo p&b em xerox. R$ 5,00. Aproveite e além de solicitar teu exemplar ao Denilson, baixe as edições antigas em PDF disponibilizadas no site. Tem muita coisa boa! Resenha completa desta edição em Quadritos 11.

Lançamento Quadrante Sul Nº 5

Neste quinto número, a revista continua apresentando HQs de personagens criados pelos membros do Grupo: Predador, por Carlos Fernando Ferreira; Eliminador, por Fabiano Holtz e Marcel de Souza; Boxing Joe, por Jerônimo Souza e Jonathan Pires; e Bruce, O Exterminador, por Denilson Reis, Alex Doeppre e a fantástica arte do Mestre Júlio Shimamoto; além de HQ de ficção-cientifica de Jader Correa e informações biográficas dos participantes da revista. Ainda traz as ilustrações de Ícaro Maciel e Marcos Fabiano e artigo de Paulo Montenegro sobre os bastidores do Grupo Quadrante Sul. Quadrante Sul 05 tem 32 páginas com capa colorida de Carlos Fernando e Marcelo Tomazi e 4ª capa de Sílvio Ribeiro, em papel couchê e miolo p&b (resenha em Quadritos 11) Custa R$ 5,00. Pedidos para: tchezine.blogspot.com.br.

Coleção completa Fanzine Batata Sem Umbigo

Eis uma grande oportunidade de completar sua coleção de zines Batata Sem Umbigo!!! Mande um e-mail para batatasemumbigo@gmail.com e peça sua coleção completa. São 13 zines no melhor estilo xerox-dobrado do Brasil, todos contém HQs, textos, poesias dentre outras coisas saídas da mente nebulosa e alcoólica do cartunista Batata (autor do maravilhoso livro de hqs, Refluxo) pela ínfima bagatela de 30 reais (despesas de correio já inclusas para todo o Brasil).E ainda tem mais, na compra da coleção, você pode escolher qualquer uma das capas abaixo para o autor, que tem muito tempo livre, colorir pra você utilizando as melhores técnicas de colorização semi-profissional em giz de cera. Imperdível!!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Monstros dos Fanzines - Joacy Jamys

O próximo lançamento da Atomic, programado ainda para Agosto/13, esta edição de estréia de Monstros apresenta o fanzineiro mais aclamado de todos os tempos em uma edição de fôlego com 136 páginas e suas maiores criações. Contos Fictícios, Não Sistema!, Contos Bucólicos para ouvir, Histórias de pessoas tristes que não sabem para onde vão (entre muitas outras), HQ's, tiras, ilustrações, reprodução de capas, textos, entrevistas, etc. A capa color eu reproduzo aqui no blog, do artista Félix Reiners, para deixar a galera com água na boca... a edição custará R$ 15,00 e o PDF R$ 5,00. Agradeço a divulgação.