terça-feira, 30 de abril de 2013

Nomes Nº1 começa a tomar forma

Toda a iconoclastia de Pasolini numa edição mais que especial para os fãs e também para quem quer conhecer mais sobre este gênio multimídia que morreu barbaramente assassinado, numa trama até hoje nebulosa... entrevistas, resenhas, vida e obra e também uma hq especialmente escrita para esta edição com desenhos de Luciano Irrthum... o resto é surpresa. Quem tiver interesse nesta e também no Quadritos 10 que estão saindo em breve, favor confirmar o endereço.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quadritos 10 está indo para o forno...

A edição comemorativa 26 anos, com republicações de várias hqs que saíram ao longo das nove edições do Quadritos está no acabamento e até o dia 10 de Maio prontinha... serão 40 páginas ao custo de 10,00 - claro que separei uma parte para divulgação e outra para trocas, no velho e bom estilo dos fanzineiros...então quem quiser receber o zine, seja pagando o valor de capa, seja enviando zines para permuta, tudo certo!

Emir Ribeiro é o primeiro nome confirmado para Quadritos 11 com HQ Inédita!

Aí galera, boas novas nesta segunda feira... acabei de receber a primeira página de HQ inédita de Michèlle a vampira, personagem clássica do Emir, uma das minhas preferidas na galeria do autor. Todos devem lembrar das aventuras dela nas revistas da Press Editorial, editora paulista que publicava muito nos anos 80 e era ao lado da D'Arte os únicos oásis de HQB na época...bem, a editora foi pro balaio mas a saga de Michèlle não, e é isso que o leitor do Quadritos, em breve, vai poder acompanhar de perto, de camarote!
E mais novidades estão chegando, quem quiser participar, as portas estão abertas...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Capas Quadritos 10 e Nomes 1

As prováveis capas de duas edições anunciadas: Quadritos nº 10 (26 anos) e Nomes nº 1 - Pasolini. Quadritos nº 11 está sendo montado aos poucos e terá somente material inédito. Quem quiser colaborar com alguma HQ, tira (mínimo umas 8 tiras) ilustração ou texto sobre HQ e fanzines, pode enviar para: Marcos Freitas da Silva - Av. Brasiliano Indio de Moraes, 558 - Passo D'Areia - CEP 91030-000 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3343.6464 - 9523.0790 - fanzinequadritos@gmail.com - mfreitas333@yahoo.com.br

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alô Alô Desenhistas

Como viram no post anterior, estou com alguns trabalhos em andamento e estou a procura de desenhistas.
1- pasolini (hq intimista e sombria em torno de 10 páginas no máximo); 2- Sim Sistema! (tiras, cerca de 60 para primeiro álbum, mais para o humor negro); 3- Últimos dias do Império (hq um pouco maior que vai ser publicada seriada no Quadritos e depois reunida em álbum. cerca de 80 páginas). A forma de pagamento será de 30% da tiragem de cada álbum (30 exemplares) que o autor poderá vender, trocar por outros zines, etc. Seique não é o mehor dos mundos, mas é uma forma de publicar, e pretendo melhorar o sistema no decorrer das edições, certo? Quem tiver interesse de participar me manda e-mail com amostras.

Quadritos 26 anos e outros projetos...

O QUADRITOS 26 ANOS esté em fase final de edição e terá somente HQ's: Joacy Jamys, Flávio Calazans, Henrique Magalhães, Flávio Colin, Laudo, PC Will, Gazy Andraus e também um trabalho publicado no zine Stripburguer, além de outras surpresas. A edição vai ser bacana, possivelmente a capa em Kraft e miolo em reciclato 90g. e uma tiragem de 100 exemplares. Sai em breve e anunciarei aqui quando estiver disponível. A distribuição vou tentar fazer através de uma parceria com a Marca de Fantasia, que tem mais experiência mas quem quiser também vai poder adquirir o seu exemplar (que não será caro) por aqui também. NOMES nº1: este zine tem um fundamento básico, que é enfocar uma grande personalidade, seja do mundo das hq's ou do cinema. Claro que vai ser sobre meus autores/diretores favoritos e o primeiro está quase pronto...vai falar sobre a vida e obra de Pier Paolo Pasolini, o grande cineasta italiano assassinado em 1975. Sua obra é muito controversa, assim como sua vida e neste zine vários artigos, resenhas, fotos e uma hq especialmente feita para a publicação, que já tem roteiro pronto e aguarda apenas um desenhista (tema da próxima postagem). Edição bem encaminhada e deve sair em seguida ao Quadritos. SINGULARPLURAL, JJAMYS é um especial com várias hqs de jamys, além de ilustrações, textos e pequenas curiosidades do criador de Dronn, material que guardo comigo e que merece ser visto e curtido por todos, também em uma bela edição em Kraft e Reciclato. Um apanhado, pequeno, do universo grandioso do Jamys, um dos caras mais prolificos que conheci. SIM SISTEMA! é uma série de tiras que criei, inspirado na Não Sistema! também de JJ...estou com cerca de 60 tiras escritas a espera de um desenhista e continuo escrevendo a série que vai virar álbum. Fechando, o especial LUPIN, uma coletânea com dezenas de trabalhos deste zineiro/filósofo e a HQ os Ultimos dias do Império, que narra uma história de um "herói" na Roma a beira do precipicio, prestes a ser invadida e aniquilada pelos bárbaros, pondo fim ao Império Romano do Ocidente. Este trabalho esta sendo roteirizado e estou recrutando desenhista, aliás, vamos ao próximo post.

Quadritos pela primeira vez na internet

É realmente um fato interessante que somente agora, tempos depois de encerrar as atividades do zine (edição nove) mais de dez anos, tenha conseguido voltar e sem publicar nada ainda, já que a edição Quadritos 26 anos ainda está em preparação. Mas aqui, aos poucos vou falando das novidades, todas ótimas para quem curte quadrinhos e mais ainda HQB, que sempre foi mais a praia do Quadritos. Nem por isso vou deixar de falar aqui de marvel/dc/dhorse/europeus/latinos porque acima de tudo sou fã de quadrinhos, sem preconceito contra nenhum, apenas algumas preferências, que logo todos saberão. A respeito do zine, criei o mesmo no boom dos '80, na mesma leva de brilhantes publicações como Marca de Fantasia (embrião da editora que o Henrique criou depois) Psiu, de Edgard (três edições memoráveis, mais especiais temáticos muito criativos) Barata (Calazans e a cooperativa de Santos) Legenda (Jamys, um dos melhores amigos que fiz no meio, trocávamos longas cartas e JJ sempre colaborou com o Qtos) e dezenas de outros excelentes fanzines, que todos que vivenciaram na época irão recordar: Politiqua (Zé Carlos Ribeiro está no top ten, sem dúvida) Opinião (Paulo, o melhor zine de textos na época) Many Comics (um dos melhores de hq's) Mutação, Raff (Daniel, amigão e vizinho de bairro aqui em POA) Arte Final, Phanzyne, Alegoria, Tchê (Denilson, que continuou publicando) etc etc. O Quadritos começou muito amador, diferente da maioria dos que citei acima, mas em sua edição 1 com a Velta do Emir na capa; no número 2, capa de Isaac Hunt, argentino que na época estava publicando suas hqs por aqui, em editoras de São Paulo; nº 3, Calazans, numa das mais belas capas do zine, com uma cena daquele universo todo pitoresco do Flávio, com suas pulgas gigantes e tal; nº 4 o caldo engrossa com o mestre Mozart Couto (e ele me mandou o original desta ilustração, que infelizmente se foi com toda a minha coleção de hqs e zines - isto fica para o próximo post); nº 5 Marcatti e mudança de logotipo (que continua até hoje... me lembro ainda das palavras do Jamys na época: "não larga este logo!") nº 6 Laudo, que havia conhecido há pouco tempo e que depois também virou um grande amigo e colaborador assíduo do zine. Fiquei muito feliz de ver o crescimento deste artista, desde os primeiros álbuns até a estréia recente na nova Calafrio... que honra se juntar ao time do Zalla!!; nº 7 outro mestre, o grande ser humano Shimamoto; nº 8 Gazy Andraus e nove o Shima voltaria para a vitrine. Depois haveria a edição 10 que acabou não saindo por minha vida ter ficado um tumulto na época e pelos próximos anos...no próximo post, as novidades que estou planejando, a começar pelo Quadritos 26 anos.